SINTESE realiza encontro estadual com comissões eleitorais

O SINTESE realiza nesta quarta-feira, 21, encontro com todos dos envolvidos diretamente no processo eleitoral que acontece de 24 a 28 de maio e vai eleger: direção executiva, conselho fiscal e coordenações gerais de quatro das cinco sub-sedes Agreste (Itabaiana), Sul (Estância), Lagarto (Centro Sul) e Nossa Senhora da Glória (Alto-Sertão).

Contando com coordenadores eleitorais, representantes e mesários são quase mil pessoas dos 75 municípios sergipanos envolvidas no processo. Serão 173 urnas fixas e itinerantes espalhadas em todo o Estado. Estão aptos a votar professores em atividade e aposentados que estejam quites com a contribuição sindical mensal.

Para o presidente do SINTESE, Joel Almeida, o processo eleitoral é um dos instrumentos vitais da democracia e servirá para o fortalecimento da luta do magistério público. “O pleito oportuniza o diálogo com a categoria o sentido de fortalecer a entidade sindical e, consequentemente, a luta dos professores no sentido de garantir e ampliar direitos individuais e coletivos, principalmente, o resgate da dignidade dos profissionais do magistério e a defesa da escola pública de qualidade.

•    Leitura do regimento eleitoral;
•    Estudo do manual de votação, discussão e debate;
•    O papel dos membros da comissões eleitorais regionais, das coordenações eleitorais regionais, dos representantes eleitorais municipais, dos mesários e das juntas apuradoras nas eleições do SINTESE;
•    Trabalho de grupos por região;
•    Almoço;
•    Exibição do filme “Garapa” e o incentivo ao trabalho em defesa da segurança alimentar;
•    Apresentação dos trabalhos dos grupos por região;
•    Apresentação das chapas e debate sobre a importância das eleições como instrumento para o fortalecimento do SINTESE e da luta do magistério público;
•    Encerramento