SINTESE realiza eleições para diretoria executiva, coordenação das sub-sedes e conselho fiscal

82

Os professores filiados terão a oportunidade de participar das Eleições do SINTESE que acontecem de 24 a 28 de maio e vai eleger: direção executiva, conselho fiscal e coordenações gerais de quatro das cinco sub-sedes Agreste (Itabaiana), Sul (Estância), Centro Sul (Lagarto) e Alto-Sertão (Nossa Senhora da Glória).

O processo de inscrição de chapas foi aberto dia 10 de março e encerrado dia 26 do mesmo mês. Somente um chapa de inscreveu, a “Resistência e Luta, Sempre” que tem como candidata a presidente e vice as professoras Ângela Melo e Lúcia Barroso, grandes lutadoras da Educação.

Conheça os membros da chapa “Resistência e luta, Sempre”

“A chapa é a combinação entre membros da atual direção e novas lideranças que surgiram tanto na capital quanto no anterior. Nosso objetivo é intensificar a luta pela valorização do professor e por uma educação pública gratuita e de qualidade social”, disse Ângela.

Nas eleições de 2007 aproximadamente 17 mil filiados votaram, mostrando a força e a união deste sindicato. Este ano a perspectiva é que o número de votantes seja maior.

O processo eleitoral é um dos instrumentos vitais da democracia e servirá para o fortalecimento da luta do magistério público. “O pleito oportuniza o diálogo com a categoria o sentido de fortalecer a entidade sindical e, consequentemente, a luta dos professores no sentido de garantir e ampliar direitos individuais e coletivos, principalmente, o resgate da dignidade dos profissionais do magistério e a defesa da escola pública de qualidade”, disse o presidente do SINTESE, Joel Almeida.

Mobilização
A eleição para direção executiva, conselho fiscal e coordenação de sub-sedes mobiliza um exército de professores, tornado o processo eleitoral realizado pelo sindicato maior do que os executados em milhares de cidades do país. As urnas vão percorrer as escolas e estão em pontos fixos em todos os 75 municípios sergipanos.

No último dia 21 de abril o SINTESE realizou o Encontro Estadual Eleitoral no auditório da OAB/SE. Mais de 300 pessoas lotaram o auditório para o debater o manual de eleitoral e apresentar o planejamento logístico. “Este encontro é o início de um grande trabalho a ser desenvolvido pelos coordenadores regionais e representantes eleitorais. Agora partiremos para a aplicação do que foi planejado e organização dos mesário”, disse Márcia Marise, presidente da Comissão Eleitoral Estadual.

Eleições do SINTESE em números:
24.741 – Filiados do SINTESE
2.017 – Número de escolas que possuem filiados
167 – Órgãos públicos que possuem filiados
49 – Juízes eleitorais participam da organização das eleições
250 – Representantes eleitorais estarão atuando nos municípios
519 – Mesários
173 – Urnas
75 – Municípios envolvidos