Ana Lucia cobra cumprimento da lei do piso para professores de Santa Rosa de Lima

46

Em apoio à paralisação da categoria na porta da Prefeitura daquele município, nesta manhã, parlamentar leva pauta para a tribuna da Assembléia Legislativa

A deputada estadual Ana Lucia (PT) usou a tribuna, na Assembléia Legislativa, nesta tarde, 3, para pedir que o prefeito de Santa Rosa de Lima cumpra a Lei do Piso Nacional do Magistério, de maneira que os educadores e, consequentemente, os estudantes daquele município não sejam ainda mais prejudicados. A falta de negociação com a categoria está gerando insatisfação nos professores, que seguem em paralisação desde o último dia 27. Em apoio à luta de sua categoria, Ana Lucia participou do café da manhã de protesto dos educadores, realizado na porta da Prefeitura Municipal.

A deputada frisou que, embora os professores hoje tenham alcançado considerável melhora ao longo dos últimos 20 anos de luta, o Piso Salarial da categoria ainda exibe um valor muito baixo. “Não podemos compreender porque tanta dificuldade para que os professores tenham o cumprimento de uma lei já instituída pelo presidente Lula”, diz.

“Esperamos que o prefeito cumpra a lei, com responsabilidade fiscal, dentro da perspectiva já negociada, utilizando 74% dos recursos do Fundeb, de maneira que possa dar o que é de direito aos educadores”, disse ainda a deputada Ana Lucia, lembrando que há municípios que utilizam 100% deste recurso

Santa Rosa de Lima é um dos municípios onde a lei do piso sequer foi implantada. E, segundo os educadores, as escolas estão com a estrutura física danificada, algumas com telhados esburacados, outras sem iluminação adequada. Toda a rede municipal sofre com a falta de material didático. Além da questão estrutural falta também funcionários para os serviços mais básicos, como a limpeza das escolas.