SINTESE denuncia mau uso de ônibus escolares

1
Onibus escolar da Prefeitura de Estancia em frente ao Shopping Jardins, em Aracaju

O SINTESE enviará ofícios denunciando o uso irregular dos veículos do programa Onibus escolar da Prefeitura de Estancia em frente ao Shopping Jardins, em AracajuCaminhos da Escola de cinco municípios ao Ministério Público, FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e ao Governo do Estado . Ao invés de serem utilizados para o transporte de alunos da Educação Básica dentro dos municípios, os veículos doados pelo Governo do Estado no início do ano as cidades de Estância, Santa Rosa de Lima, Umbaúba, Frei Paulo e Nossa Senhora da Glória estão sendo utilizados para transporte de alunos do Ensino Superior para Aracaju.

O ônibus de Estância foi flagrado estacionado em um dos shoppings denunciatransporte_freipaulocenters de Aracaju, já o veículo doado a prefeitura de Frei Paulo é facilmente encontrado estacionado em um posto de gasolina no bairro Cirurgia e o ônibus da cidade de Nossa Senhora da Glória já foi alvo de denúncias na imprensa ao transportar pessoas para postos de saúde e clínicas da capital.
Para o SINTESE os gestores municipais devem utilizar os ônibus somente para o objetivo do programa, ou seja, transportar os alunos dentro dos municípios. O sindicato já fez diversas denúncias sobre o péssimo estado dos veículos utilizados para o transporte dos alunos da zona rural.

Programa Caminho da Escola
O programa foi criado em 2007 com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais. O programa também visa à padronização dos veículos de transporte escolar, à redução dos preços dos veículos e ao aumento da transparência nessas aquisições.