Professores protestam em frente a SEED

45
atoseed_21_5

Educadores da rede estadual estiveram em frente a sede da Secretaria de Estado atoseed_21_5da Educação – SEED. Eles foram buscar da secretaria uma abertura para a negociação da pauta de reivindicação de 2010.

Uma audiência com o secretário não foi possível porque ele não estava na secretaria “O secretário de Educação foi antecipadamente para Nossa Senhora das Dores, participar do Sergipe de Todos, mas era possível ter nos recebido sem prejudicar a participação no evento”, comentou o presidente do SINTESE, Joel Almeida.

A audiência é o primeiro passo para discutir a pauta de reivindicação aprovada pela categoria em assembleia realizada no mês de março.

A Gestão Democrática é o grande carro chefe da pauta em 2010. A luta pela gestão é de quase duas décadas e o SINTESE defende que o início do processo de implantação deve ser feito neste ano, com a eleição dos conselhos escolares. “A Gestão Democrática é uma mudança na estrutura do Estado, pois acabariam as indicações para a direção e a comunidade escolar seria protagonista da escola pública. Esta é uma pauta fundamental para a categoria que luta a muitos anos por isso”, disse Joel.

Também fazem parte da pauta de reivindicação em 2010: a revisão das gratificações por Titulação, Interiorização e Dedicação Exclusiva que estão congeladas desde 2008. No caso da Dedicação Exclusiva o sindicato reivindica que ela tenha um percentual de 70% do salário base. A regulamentação da gratificação por Merecimento, incluída no Plano de Carreira em 2001 também é esperada pelo magistério da rede estadual

A retomada do Programa de Inclusão Digital do Magistério – PROID também é bandeira de luta dos professores este ano. Atualmente 2500 professores não foram atendidos. A SEED tinha se comprometido a apresentar um relatório sobre como o programa seria reaberto, mas até agora não há informação.