Grandes nomes do futebol nacional pedem educação para todos até 2015

10

Na segunda-feira, 31/5, a partir das 10h, no Maracanã, ídolos do futebol como Zico, Raí, Basílio, Petkovic e Roberto Dinamite têm um compromisso com a educação brasileira (veja o convite). Junto com atletas de outras modalidades, ativistas sociais e autoridades públicas, eles participam do lançamento nacional da iniciativa mundial “1Gol: Educação para Todos”.

Trata-se de uma parceria entre a CGE (Campanha Global pela Educação) e a FIFA para pressionar governos a cumprirem as metas do Tratado Educação para Todos (EPT, Unesco, Dakar/Senegal, 2000) e garantir que todas as crianças do planeta tenham acesso à educação até 2015.


Estima-se que 72 milhões de crianças com idade para cursar as séries iniciais do ensino fundamental estão fora da escola em todo o mundo. Sem um comprometimento efetivo e sem investimentos adequados por parte dos governos e de doadores internacionais, 56 milhões de crianças ainda poderão estar excluídas da educação em 2015, quando a meta do EPT seria universalizar o ensino primário.


No Brasil, apenas 18% das crianças de zero a três anos de idade estão matriculadas em creches, quando a meta do PNE (Plano Nacional de Educação) era chegar aos 50% em 2010. A taxa de analfabetismo entre a população de mais de 15 anos de idade é de 10% (a meta era zerar esse índice até 2010). No quesito qualidade, a situação também é crítica. De cada 100 alunos da 8a série que fizeram o Prova Brasil em 2007, apenas 20 tiveram desempenho satisfatório em Língua Portuguesa e somente 14 em Matemática.


“O objetivo é aproveitar a comoção gerada pela Copa e mobilizar o mundo pela educação. Importantes ídolos estão conosco. Queremos mobilizar mais de 30 milhões de cidadãos em uma inédita petição on-line, via o site www.marque1gol.orb.br”, afirma Daniel Cara, coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e diretor da Campanha Global pela Educação.


1Gol brasileiro –
No Brasil, o “1Gol: Educação para Todos” é coordenado pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, que também integra o grupo gestor da iniciativa em nível internacional. Aqui, o 1Gol tem o apoio da organização sem fins lucrativos ActionAid, da Unesco, do Unicef, do movimento Todos pela Educação, da associação Atletas pela Cidadania e da Vivo. O Governo do Estado do Rio de Janeiro apóia o evento de lançamento.


A idéia é aproveitar a proximidade da Copa do Mundo para formar uma rede de apoio à causa, que já soma mais de 60 países e diversas personalidades do esporte, da música e do cinema, além de autoridades públicas. No exterior, jogadores como Zinedine Zidane, Cristiano Ronaldo, Thierry Henry, Michael Owen e Eto’o defendem a campanha (veja o vídeo internacional). Grandes clubes brasileiros, como Flamengo, Fluminense, Botafogo, Vasco, Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo também já aderiram à iniciativa. Sócrates, Zico, Júnior, Petkovic, Basílio, Raí, Rivellino e Rogério Ceni, entre outros, gravaram depoimentos para o vídeo oficial, que será divulgado no dia 31.


Petição virtual –
A meta da iniciativa é atingir pelo menos 30 milhões de assinatura em todo o mundo, sendo um milhão no Brasil, por meio de abaixo assinado virtual no endereço www.marque1gol.org.br. Para o Brasil, alguns dos pontos reivindicados são a efetivação da lei do piso salarial para os profissionais do magistério (no 11738/2008), que tem sua constitucionalidade contestada por cinco governos estaduais; e mais investimento e melhor gestão e controle social dos recursos da educação. Em 2008, o país investiu 4,7 % do PIB (Produto Interno Bruto) na área; o padrão em países desenvolvidos é de 6,2%. A África do Sul, sede da próxima Copa, investe esse patamar.


Engajamento pelo celular –
Com o apoio da operadora de telefonia celular Vivo, será possível assinar a petição via sistema WAP.

Serviço

Evento: Lançamento nacional da iniciativa “1Gol: Educação para Todos”

Local: Tribuna de Honra do Estádio do Maracanã (Rio de Janeiro)

Rua Professor Eurico Rabelo, Portão 15

Data: segunda-feira 31 de maio

Horário: 10h

Atendimento à imprensa:

Campanha Nacional pelo Direito à Educação

(11) 3159-1243 / (11) 8793-7711

Diones Soares – 1gol@campanhaeducacao.org.br