Livro apresenta estudo sobre Alfa e Beto, Se Liga e Acelera

71
pacotes_educacionais

Durante o XII Congresso do SINTESE, realizado em 2008, o sindicato fez o lançamento pacotes_educacionaisdo livro “Potílica pública de educação para as séries iniciais: Estudo sobre os programas Alfa e Beto, Se Liga e Acelera nas escolas públicas da rede estadual de Sergipe”.

Financiado pelo SINTESE o livro teve como proposta fazer uma análise dos programas utilizados pelo governo de Sergipe como método de ensino nas séries iniciais. O resultado do estudo foi aterrador. Segundo as autoras, Lianna Torres e Sônia Meire de Jesus, os três programas prestam um desserviço ao ensino da rede pública estadual. “Eles não formam cidadãos pensantes e cientes, mas sim analfabetos funcionais”, comenta Lianna.

Pelo estudo feito do material e por reuniões com os professores as autoras analisaram que: “Os programas Alfa e Beto, Se Liga e Acelera não levam em conta os estudos da lingüística e da sociolinguística . A prática da escrita e da leitura não ultrapassa a artificialidade do uso da linguagem na sala de aula, não garante o domínio efetivo da língua padrão em suas modalidades oral e escrita”.
“É identificado uma concepção de alfabetização, de ensino e aprendizagem mecânica, fragmentada, hierarquizada, que nega ao aprendiz a reflexão sobre a sua aprendizagem”, afirmou Sônia Meire.

No encontro que vai discutir a implantação do programa Alfa e Beto na rede estadual, que acontece no próximo sábado, dia 05, no auditório do Sindicato dos Médicos, cada participante terá direito a um exemplar do livro.