Valter Pomar facilita Curso e Oficina Pedagógica da Resistência em Aracaju

49

De 5 a 10 de julho, Valter Pomar, membro da Articulação de Esquerda (AE) e dirigente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) estará em Aracaju, onde facilitará uma das oficinas pedagógicas promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Sergipe e o Curso de Formação Política para Dirigentes, Representantes e Militantes do SINTESE.

Na próxima segunda-feira, 5, a discussão em voga durante a oficina ministrada pelo Pomar será “A situação mundial e a política externa do Brasil”. A atividade destinada aos educadores permanece até o dia sete de julho, no Colégio Estadual Dom Luciano José Cabral Duarte.

Para as outras oficinas (que completam um total de 25) além de professores como Lianna Torres, Sônia Meire, Fernando Cajueiro, Alexandrina Conceição da Universidade Federal de Sergipe – UFS, o evento contará com a participação de professores da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Ana Maria Aragão, João Wanderley, Corinta Geraldi e Cristina Maria Campos e ainda Tânia Regina Laurindo da Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR. Dentre outros educadores e arte educadores do Estado de Sergipe.

Já o curso de formação, tem início em 8 de julho e abordará o tema ”Objetivos imediatos e históricos da classe trabalhadora”. O que se pretende é discutir desde as teorias marxistas até condições de vida na sociedade, a luta pelo socialismo e os diferentes projetos para o pleito eleitoral de 2010.

O objetivo central é trabalhar numa perspectiva de organização das trabalhadoras e dos trabalhadores para que mobilizados consigam se articular e lutar por seus direitos. O mundo trabalho também ganhará vez na discussão pela redução da jornada de trabalho e por condições dignas de vida para o povo.  Organizar a classe trabalhadora, fortalecer a esquerda e tocar a luta sindical – esse é o desafio posto e deve ser o norte dos debates orientados por Pomar; o curso estende-se até o próximo sábado, 10, no auditório Terra Caída, CIC.