“O mais difícil começa agora”, diz Lula, sobre a estreia da TV dos Trabalhadores

42

“O mais fácil aconteceu até agora”, disse na noite de ontem (24) o presidente Lula, ao discursar na cerimônia de estreia da programação da TVT (TV dos Trabalhadores).

“Tudo começa agora. É agora que nós vamos provar se tínhamos ou não tínhamos razão (…) Se trata agora de convencer o telespectador de que temos qualidade”.

Lula se referia aos 23 anos que separam o primeiro pedido de concessão de um canal de TV, feito pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e pela CUT, e o início das programações, na noite de ontem.

Na opinião do presidente – que era deputado federal à época do primeiro pedido de concessão pública e ajudou a encaminhá-lo – a despeito de todas as dificuldades do processo –, o mais difícil vem pela frente.

Para ele, a qualidade da programação deve seduzir o telespectador. Mas, acrescenta, “não a qualidade que interessa ao jornalista que está falando, mas a que interessa à maioria da sociedade”.

Esses trechos de seu discurso foram feitos de improviso.

Na cerimônia, transmitida ao vivo direto de São Bernardo do Campo, falei na condição de representante de todas as centrais. Procurei destacar que a estreia da programação é, como tantos outros episódios da luta dos movimentos sociais e sindical, uma derrota dos preconceitos.

Preconceitos como o de que sindicalistas não saberiam governar, de que trabalhador não conseguiria fazer comunicação, de que não saberia gerir empresas estatais, de que não poderia eleger um operário presidente da República. Preconceitos outros permanecem, mas os derrubaremos, como num futuro próximo, quando elegermos uma mulher para a Presidência da República.

O dirigente responsável pela TVT, o metalúrgico Walter Sanches, demonstrou otimismo. Afirmou que a emissora vai procurar refletir todos os segmentos da população que não encontram espaço na mídia tradicional.

O presidente do Sindicato, Sérgio Nobre, apontando para os próximos anos, afirmou que o desafio é “tornar a TVT uma rede nacional e líder de audiência”.

Visite a TVT e saiba como sintonizá-la em sua região clicando na página da emissora.