2° Encontro de Funcionários de Escolas da Rede Estadual acontece neste sábado

44

Por Laísa Galdina

A Central Única dos Trabalhadores de Sergipe (CUT Sergipe), através da Comissão Estadual Pró-Organização dos Funcionários de Escolas, promove amanhã, sábado, 11 de setembro, o 2° Encontro Estadual dos Funcionários de Escolas de Sergipe. O evento será realizado na antiga sede da OAB, próximo à Praça Camerino, no Centro de Aracaju, e tem como objetivo a formação e valorização dos funcionários de escolas.

Na ocasião, os participantes terão a oportunidade de discutir assuntos importantes para a classe, como o Plano de Cargos e Carreiras e o salário dos profissionais da educação. De acordo com Flávio Santos de Souza, oficial administrativo da Secretaria de Estado da Educação, as principais reivindicações da categoria são: incluir os cursos profissionalizantes da área 21 nos cursos do Ensino Médio Integrado; lutar pela unificação do sindicato dos professores e funcionários de escolas, baseando-se na lei 12014; lotação na Educação dos funcionários que se encontram no quadro geral da Administração Estadual; dentre outras.

“Nós queremos regularizar a vida funcional dos que já atuam no setor da Educação, fortalecendo o movimento dos funcionários de escola, com maior participação da categoria nos encontros. Nós precisamos mobilizar a categoria e intensificar as reivindicações junto à classe política, cobrando deles um posicionamento com relação a nossa situação de verdadeira miséria salarial”, desabafou Flávio Santos de Souza.

O evento terá início às 8h, com a mesa Marcos Legais e Profissionalização. Seguida da mesa Organização da Carreira, e concluindo com a mesa A História da Organização Sindical ensina a superar os desafios atuais. Nomes como José Valdivino, da direção executiva da CNTE, Luiz Moura, economista do DIEESE, Joel Almeida, diretor de comunicação do SINTESE, e Rubens Marques, presidente da CUT Sergipe.

PROFUNCIONÁRIO

O Profuncionário é um programa do Ministério da Educação que visa a capacitação feita por meio de curso profissionalizante de técnico em educação para os trabalhadores que exercem funções de apoio nas escolas da rede pública estaduais e municipais de Educação Básica. Os funcionários de escola reivindicam agilidade no enquadramento dos (as) funcionários (as) que fizeram o Profuncionário.

SERVIÇO
O quê: 2°Encontro dos Funcionários de Escolas da Rede Estadual
Quando: Sábado, 11 de setembro, das 8h às 15h30
Onde: Antiga sede da OAB/SE, próxima à Praça Camerino

Fonte: Site da CUT – Sergipe