Últimos ajustes da inscrição de delegados

49

Nesta semana acontece a finalização das inscrições dos delegados para o XIII Congresso Estadual dos Trabalhadores em Educação com o tema: ‘A nova década da Educação: desafios, perspectivas e possibilidades’. O fórum máximo de deliberação do sindicato pretende debater políticas públicas de educação, considerando a situação política, econômica e social em todas as esferas.

Entre os dias 10 e 13 de novembro, os professores da rede estadual de Sergipe farão a avaliação das ações do sindicato nos últimos dois anos, além de construir e aprovar o Plano de Lutas e a Pauta de Reivindicações para o próximo biênio.

A professora Jucineide Correia Maia, que atua no Departamento de Bases Municipais do Sintese, explica que no decorrer do biênio podem surgir novas demandas, mas é necessário um ponto de partida e uma boa avaliação do que já foi feito para começar uma nova fase de trabalho. “O Plano de Lutas e a Pauta de Reivindicações norteiam nossas ações. É quando damos um nó, estabelecendo as metas a serem seguidas. É a chance de vermos o que deliberamos no último congresso. O que avançou? Quais as questões prioritárias? Tudo isso será tratado”, detalha a educadora.

A inscrição dos delegados é parte essencial na construção do congresso. A professora Jucineide alerta que a representatividade das decisões tomadas depende da inscrição do maior número possível de delegados. Até o presente momento, o Sintese só recebeu as atas das eleições feitas nas escolas de Tobias Barreto, Santa Luzia do Itanhy e Indiaroba. Durante esta semana serão feitos os últimos ajustes para que haja a inscrição do maior número possível de delegados.

Os professores que querem inscrever as teses que serão discutidas e votadas precisam agilizar a elaboração de suas propostas, pois o prazo final para a inscrição é o dia 21 de outubro. No texto-base a tese deve tratar sobre conjuntura, balanço, política educacional, plano de lutas e propostas alternativas para a reforma estatutária. Todas as teses precisam ser assinadas pelos seus signatários e devem conter pelo menos 60 assinaturas de filiados do Sintese.