“Carregadoras de Sonhos” será exibido na PUC em São Paulo

60

“Carregadoras de Sonhos” é um filme realista e poético que desconstrói qualquer tentativa de maquiar a realidade da educação pública brasileira nos dias de hoje. O filme mostra quatro professoras em ação e os obstáculos que elas enfrentam para conseguir chegar à sala de aula no interior de Sergipe. Coragem, determinação e sonhos, as forças que movem essas quatro educadoras.


O Filme, do diretor baiano Deivison Fiúza (o mesmo de Casa de Anjo), desenvolve uma crítica pesada, mas, ao mesmo tempo, a maestria de sua poesia, música, fotografia e elementos lúdicos conseguem envolver o espectador com leveza e emoção. Não é um filme panfletário ou “chapa branca”, não é radical nem inocente, não é partidário, mas, é político; é político, mas, não é chato; conscientiza, mas não impõe; critica, mas também se revela. É um documentário que usa a arte para se aproximar de uma realidade que não é a única, mas, que com certeza, existe e nos envergonha.


Carregadoras de Sonhos não cabe em si mesmo. O filme é uma tese sobre educação pública no Brasil. Entretanto, esse caráter analítico e ao mesmo tempo super abrangente não é algo que esteja presente de forma impositiva nas imagens do filme. Aí esta a sua riqueza: enquanto obra artística, o filme, através de seus enquadramentos, sugere muito mais do que aquilo que ele mostra. Não é possível alcançar a sua pluriperspectividade usando apenas uma lente, um único ponto de vista.

 

A APROPUC promoverá a apresentação do Filme “Carregadoras de Sonhos” e posterior debate com o diretor Deivison Fiúza.

Dia 22/10 às 19 horas, no Auditório 333 do Prédio Novo – PUC-SP

Ano de produção: 2009/2010
Gênero: Documentário
Duração: 65 min
Direção, roteiro e montagem: Deivison Fiuza
Produção: Sindicato dos Professores de Sergipe (SINTESE)
Co-produção: WG Produções
Direção de Produção: Marcos Leite
Música: Milton Goulart
Fotografia: Álvaro Rocha
Câmeras: Luiz Costa Junior e João Franco
Edição de imagens: José Miranda
Efeitos visuais e finalização: Paulo Eduardo
Sonoplastia: Demóstenes Varjão
Assistentes: Romário Silva e Valdeliz  Filho
Motorista: José de Oliveira