“É preciso furar o bloqueio da imprensa brasileira”, diz criador do ‘Falha’

43

São Paulo – Um dos irmãos criadores do blog “Falha de S.Paulo”, Lino Bocchini, declarou em entrevista à Rede Brasil Atual que textos em cinco idiomas – inglês, francês, italiano, espanhol e alemão – estão sendo preparados para reforçar o conteúdo e chamar atenção da mídia internacional. “É preciso furar o bloqueio da imprensa brasileira”, afirmou, justificando a novidade que entra no ar próxima semana no site “Desculpe a Nossa Falha”.

Há pouco mais de dois meses, ele e o irmão, Mario Bocchini, foram processados pela Folha de S. Paulo por terem criado um blog satirizando o diário. Por decisão da Justiça, eles tiveram de retirar o conteúdo do ar e foram condenados a pagar indenização por uso indevido da marca. Bocchini acredita que a melhor resposta para o processo sofrido é mobilizar entidades e a imprensa do exterior. “Nossa única chance é divulgar o caso cada vez mais de forma a tentar criar um constrangimento para a Folha e perceberem que a maioria acha que não é uma ação correta”, declarou, citando que a causa tem o apoio de figuras públicas, como o cantor e ex-ministro Gilberto Gil e o apresentador Marcelo Tas.

O jornalista pontuou que conta fundamentalmente com o apoio da mídia alternativa para comover a opinião pública. “Por interesses instituicionais, a mídia convencional não dá atenção ao caso. Já trabalhei nestes locais e tenho vários amigos por lá e, ironicamente, comentam que isso está sendo muito discutido nas redações”, contou, agradecendo aos que divulgam a história.

Lino e seu irmão, Mario Bocchini, estão sendo convidados a participar de fóruns internacionais sobre liberdade de expressão na internet. Segundo ele, é uma preocupação que se estende a todos os que atuam na área. “Uma vez a Folha ganha o processo, é passada uma mensagem para outras empresas de que essa censura poderá ser aplicada também em outros casos, ou seja, abre-se um precedente grave.”