Iran é homenageado em Congresso de trabalhadores da educação

43
Iran_CNTE

Iran_CNTEO deputado federal Iran Barbosa (PT-SE) foi homenageado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, na noite da última quinta-feira (13/1), durante a abertura do 31° Congresso Nacional que a entidade realiza, em Brasília, até este domingo (16/1). Milhares de educadores de todo o Brasil e uma expressiva delegação de convidados nacionais e internacionais participam do evento.

Iran recebeu a homenagem das mãos da ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário. Emocionado, disse: “É uma honra receber essa homenagem. Esse é o maior prêmio que um educador pode receber; o reconhecimento da sua categoria e da entidade nacional que luta pelos seus direitos”.

Professor, Iran já foi dirigente da CNTE. A homenagem foi prestada a ex-dirigentes que fizeram história na Confederação e colaboraram para a melhoria da educação pública de qualidade.

Além de Iran, outros 14 ex-dirigentes foram homenageados. Entre eles, o deputado federal Carlos Abicalil (PT-MT), a senadora Fátima Cleide (PT-RO), o secretário executivo-adjunto do Ministério da Educação, Francisco das Chagas Fernandes, e Maria Izabel Noronha, do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Visita – Após receber a homenagem, o deputado visitou a delegação sergipana de trabalhadores em educação que participa do congresso e o stand montado no evento pelos sergipanos.

A delegação do Estado é composta por 48 educadores, entre eles, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Sergipe (Síntese), Ângela Melo e o diretor de Comunicação da entidade sindical, Joel Almeida, que também é dirigente da CNTE.

PNE – Os educadores reunidos em Brasília, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, discutem os rumos da educação no governo da presidenta Dilma Rousseff e avaliam o projeto do Plano Nacional de Educação (PNE), enviado pelo Ministério da Educação (MEC), no fim de 2010, ao Congresso Nacional. Eles também vão eleger a nova diretoria da Confederação para o triênio 2011-2014.

Ao falar na abertura do evento, o presidente da CNTE, Roberto Leão e demais componentes da mesa defenderam a valorização dos trabalhadores na educação e mais recursos para a área.

“É preciso ter a participação da sociedade e dos congressistas para aprimorar o PNE enviado pelo governo ao Congresso. É necessário um aumento substantivo no investimento em educação, uma meta de 10% do PIB [Produto Interno Bruto] brasileiro”, disse Leão.

O aumento do investimento, também, foi defendido pelo representante da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes). As defesas da CNTE e demais entidades ligadas ao setor são acompanhadas pelo deputado Iran Barbosa.