SINTESE realiza curso de formação sobre Previdência Social

35
Franklin Ribeiro

Franklin Ribeiro

Nos dias 15, 16 e 17 de abril membros da diretoria executiva e coordenadores das cinco sub-sedes do SINTESE participaram do curso de formação sobre Previdência Social.

O objetivo do curso foi subsidiar os dirigentes num tema que a cada dia toma mais espaço entre o magistério, que é a aposentadoria. “O sindicato não pode se furtar de discutir um tema tão importante para nós que é a nossa aposentadoria. Temos que estar atentos e vigilantes a todos os aspectos desta questão”, disse a presidenta do SINTESE, Ângela Maria de Melo.

Hildon Rodrigues

Com as mudanças ocorridas pelas emendas constitucionais 41 e 47 no Regime Geral de Previdência (RGPS) e a adoção dos Regimes Próprios de Previdência (RPPS) por alguns municípios o SINTESE começa a aprofundar os estudos no tema.

As palestras foram conduzidas pelos advogados do setor jurídico do SINTESE (Franklin Ribeiro e Hildon Rodrigues) e tiveram como tema: os principais benefícios do Regime Geral de Previdência Social (INSS) e dos Regime Próprio de Previdência Social (Sergipe Previdência por exemplo).

 

O curso de formação contou também com a participação José Prata Araújo, consultor em direitos sociais de sindicatos mineiros, que falou sobre os Regimes Próprios de Previdência Social. E também de Luis Moura, do Departamento Intersindical de Estatística a Estudos Sócioeconômicos – DIEESE que falou sobre a atual forma de financiamento do RPPS. Os dois palestrantes concordaram que o atual financiamento dos sistemas próprios de previdência deve voltar a ser discutido pela sociedade.

Luis Moura e José Prata

Após essa primeira rodada de estudos serão realizados seminários regionais para que os professores de todo o Estado tenham acesso às informações.