Enquanto Polícia investiga vítimas, mais um agricultor é morto no Pará

40

(1’20” / 312 Kb) – Na manhã desta quinta-feira (25), os conflitos agrários no estado do Pará deixaram mais uma vítima. O agricultor Valdemar Oliveira Barbosa foi morto a tiros quando trafegava de bicicleta pelo bairro de São Felix, na cidade de Marabá. Os disparos foram efetuados por dois homens que estavam em uma motocicleta, segundo informações da Comissão Pastoral da Terra (CPT).

Até o momento a Polícia não divulgou informações sobre o crime. Conhecido como Piauí, Valdemar coordenou, por vários anos, um grupo de famílias que ocupava a fazenda Estrela da Manhã, em Marabá. No mesmo município, ajudou a organizar uma ocupação urbana, onde estava residindo.

Valdemar também coordenava um acampamento na Fazenda Califórnia, no município de Jacundá. No final do ano passado as famílias foram despejadas pela Polícia Militar. A CPT suspeita que o assassinato de Valdemar tenha ligação com a tentativa de reocupação da fazenda.

Esse é o quarto assassinato ocorrido no Pará desde a morte dos extrativistas José Cláudio e Maria do Espírito Santo, no mês de maio. Desses seis homicídios, ninguém foi preso. Segundo a CPT, quando se trata de crimes no campo, “o comportamento da Polícia Civil do Pará tem sido de investigar as vítimas e não os responsáveis pelas mortes”.

De São Paulo, da Radioagência NP, Jorge Américo.