Sintese e Seed se reúnem nesta quarta-feira

75
Assembleia acontece dia 15
Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica (Sintese) e secretário de educação, Belivaldo Chagas, têm reunião agendada para amanhã, às 16 horas, na Secretaria do Estado da Educação (Seed). Em pauta a proposta de avaliação de desempenho do governo, a realização Assembleia acontece dia 15de concurso público, a não liberação dos professores aprovados em mestrado e doutorado e a implantação da gestão democrática na rede estadual.

A direção do Sintese espera que sejam resolvidos os impasses e que as irregularidades no lançamento de edital para concurso, feito em desacordo com o artigo 11 do Estatuto do Magistério, dada a inexistência da comissão coordenadora, sejam superadas.

Os professores são contrários ao projeto de avaliação criado pelo governo do estado com base no Índice Guia que já foi implantado em Minas Gerais. Isso por entender que a Avaliação de Desempenho não pode ser fragmentada ou servir para punir professor, mas sim para trazer melhorias às unidades de ensino.

Gestão Democrática

A implantação da Gestão Democrática foi promessa de campanha do atual governador e até hoje não foi aprovada. O governador Marcelo Déda em vez de enviar o Projeto de Lei – já discutido entre governo e sindicato – que cria a gestão para aprovação na Assembleia Legislativa (Alese), preferiu destruir o Plano de Carreira e impor um modelo de gestão empresarial nas escolas estaduais. O assunto deve ser destrinchado durante a reunião desta quarta. Já na quinta-feira (15), os professores têm assembleia da categoria para deliberar as ações futuras.