Mercantilização da Educação é tema de palestra da X Conferência do SINTESE

49
Regina Leite Garcia

Regina Leite Garcia

A X Conferência Estadual de Educação que acontece no Iate Clube entre os dias 19 e 22 de outubro contará com a presença da professora doutora da Universidade Federal Fluminense, Regina Leite Garcia, que dividirá com Rosa Nunes, doutora em Educação pela Universidade do Porto a mesa que tratará do tema “A Mercantilização da Educação no Mundo Neoliberal” .

A conferência realizada pelo SINTESE terá como tema a “Educação como Fator de Inclusão Social” e nada mais conveniente que tratar da mercantilização que o processo de ensino e aprendizagem vive hoje no mundo.

Os pacotes educacionais e as avaliações onde somente o resultado final é mensurado sem levar em consideração as condições de trabalho e as particularidades regionais levam o SINTESE a em todos os seus eventos tratar deste assunto. “Os participantes da conferência precisam se apropriar mais dessa temática, pois ela está diretamente relacionada com a vida dos profissionais da Educação”, comentou Ivonete Cruz, diretora do Departamento de Formação Sindical.

Rosa NunesEssa não é a primeira vez que as duas professores participam de eventos do SINTESE. Ano passado Regina participou do X Congresso e concedeu entrevista a Rede de Comunicadores Populares do SINTESE. Já a professora Rosa Nunes ministrou em 2009 a oficina Epistemologia do Conhecimento e da Vida nas Oficinas Pedagógicas da Resistência.

Podem participar da X Conferência os professores filiados e estudantes de licenciatura (50 vagas). As inscrições estão abertas no site do SINTESE .