SINTESE participa da Comissão Organizadora da 1ª Consocial

42

Os professores Carlos Sérgio Lobão Araújo e Uilson Menezes Hora da direção executiva do SINTESE participaram durante a manhã desta quarta-feira (05) da primeira reunião ordinária da Comissão Organizadora Estadual da 1ª Conferência Estadual Sobre Transparência de Controle Social – Consocial/SE . Na reunião foi aprovado o regimento interno da conferência.

A Comissão Organizadora Estadual é composta por 60% de representantes da sociedade civil, 30% do poder público e 10% dos conselhos de políticas públicas. A comissão é responsável por viabilizar a estrutura necessária para a etapa estadual da conferência, definir a programação, além de elaborar a avaliação da etapa estadual e os relatórios finais que contarão com as propostas do Estado de Sergipe para a conferência nacional.

A Consocial/ SE será realizada no mês de março de 2012 em Aracaju e a etapa nacional de 18 a 20 de maio em Brasília. O objetivo da conferência é promover a transparência pública e estimular a participação democrática da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública.

Para o SINTESE a realização da conferência demarca um espaço importante. Para a direção este é o momento de incentivar ainda mais a participação da sociedade nos conselhos de acompanhamento e controle social. O sindicato compreende que a participação nos conselhos é fundamental para que as políticas públicas sejam efetivadas com mais afinco.

Inclusive esse foi o tom dado nos dois últimos encontros realizados pelo sindicato que reuniu os representantes do magistério nos conselhos do Fundeb – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação e também no CAE- Conselho de Alimentação Escolar. No debate ficou claro que o papel dos conselheiros vai além da fiscalização e denúncia, mas sim no processo de acompanhamento da execução da política pública.