Mostra 90 Anos de Paulo Freire percorre municípios sergipanos

35

Mandato da deputada Ana Lúcia divulga vida e obra
de um dos maiores educadores do mundo

Com olhos atentos às cartas, bilhetes e fotografias de Paulo Freire, mais de 200 estudantes do município de Neópolis aprenderam um pouco mais sobre este educador brasileiro através dos 22 banners que compõe a mostra especial em homenagem aos 90 anos de seu nascimento, realizada no Centro Educacional Municipal de Neópolis, na última sexta-feira, dia 11. A exposição do legado do educador Paulo Freire ganhou um novo impulso com a mostra itinerante ‘90 Anos de Paulo Freire’, realizada pelo mandato da deputada Ana Lúcia Menezes (PT) em escolas e faculdades de vários municípios sergipanos.

Na última quinta-feira, dia 10, foi a vez de professores e estudantes de vários povoados do município de Aquidabã receberem a mostra, que foi exposta ao público no Memorial José Augusto, no Centro de Aquidabã. O pedagogo Marcos Alves de Oliveira avaliou que a exposição de Paulo Freire reforçou para professores e estudantes que a escola é espaço de reflexão sobre a realidade social. “O trabalho de Paulo Freire incentiva os professores de Aquidabã e provoca a reflexão entre os estudantes. Eles acompanharam pelos banners vários detalhes sobre a vida deste educador que criou metodologias para incentivar a reflexão e a formação do cidadão. É um trabalho muito importante, por isso não pode ser esquecido”, frisou.

Além de passar pelos municípios de Neópolis e Aquidabã, a mostra ‘90 Anos de Paulo Freire’ já foi exposta na 10ª Conferência do Sintese, na Assembleia Legislativa de Sergipe e no Calçadão da João Pessoa, durante a comemoração do Dia dos Professores, celebrado no dia 15 de outubro.

Nesta quarta-feira, dia 16, será a vez dos estudantes e professores da Escola Estadual Fausto Cardoso, em Simão Dias, receberem a exposição. Na quinta-feira a mostra vai à Escola Municipal D. José Bezerra Coutinho, em Estância, e na sexta-feira, 18, acontece na Faculdade Atlântico em Aracaju, e na Escola Paulo Sarasate, em São Cristóvão.

A deputada estadual e professora Ana Lúcia explica que realizar a mostra ‘90 Anos de Paulo Freire’ em vários municípios sergipanos é a melhor maneira de levar um pouco da lição de vida de Paulo Freire para o maior número possível de sergipanos. “Este grande pedagogo e grande educador fez uma revolução na concepção da educação, visitou o mundo e contribuiu com a libertação dos africanos no processo revolucionário. Ele colaborou com Allende na revolução do Chile e foi expulso do nosso país pela Ditadura Militar, mas quando retornou, começou a re-significar o Brasil e sua história. Dentre as várias lições, Paulo Freire nos ensinou que estudar não é um ato de apreender ideias, mas de criá-las e recriá-las”, acrescentou.

CONFIRA O CALENDÁRIO DE EXPOSIÇÕES

MUNICÍPIO

DATA

ESCOLA

Simão Dias

16.11

Escola Estadual Fausto Cardoso

Estância

17.11

Escola Municipal D. José Bezerra Coutinho

São Cristóvão

18.11

Escola Paulo Sarazarte

Aracaju

18.11

Faculdade Atlântico

Umbaúba

21.11

Escola Adelvan C. Batista

Carira

— —

Esc. Mun. Prof.ª Ilda Almeida Dutra

São Cristóvão

29.11

Escola Rural Povoado Cabrita

Propriá

24.11

Col. Est. Joana de F. Barbosa

Estância

30.11

CAIC Jorge Amado

São Cristóvão

05,06 e 07.12

UFS

Itabaiana

09.12

Col. Estadual Murilo Braga

Propriá

24, 25 e 26.01.12

Secretaria de Cultura e M. Ambiente

Itaporanga

– –

Escola Municipal Everaldo Lima

Socorro

– –

Escola Municipal Manuel Cunha

Aracaju

– –

Câmara Municipal

Glória

– –

Col. Estadual Manoel Messias Feitosa