Prefeito de Boquim nega folhas do FUNDEB ao SINTESE

51

“O prefeito de Boquim, Pedro Barbosa, não autorizou a secretária de educação Simone Moura a entregar as folhas do Fundeb dos meses de setembro e outubro ao SINTESE.”

Essa foi a explicação passada nesta manhã na própria secretaria de educação, ao professor José,  representante do SINTESE no município.

Durante os meses de setembro e outubro a administração atual convocou os novos concursados mesmo sabendo que desde 2005 o município vem perdendo matricula.
Além da negativa do prefeito os representantes dos professores ainda não foram convidados nem pela secretária de educação para avaliarem o fortalecimento dos conselhos escolares para aplicar a Gestão Democrática na rede de ensino de Boquim, como foi acordado na ultima audiência com o executivo municipal no mês de agosto.
Outra preocupação da categoria é quanto a uma lei de cotas que foi sancionada pelo prefeito negando a automaticidade de mudança de nível do professor graduado para pós-graduação.
“Temos ainda pedido por oficios o percentual de gastos da folha do Fundeb e MDE de  2011 a secretária de Finanças Maurina Sandes desde  o primeiro semestre e a resposta nos dada hoje (23/11) é que ainda estavam fazendo o levantamento e não tinha data para entregar.”- relata ainda o professor.
No dia 17 o promotor do município convocou o sindicato e a secretária de educação. Nesta audiência o professor Jonas mostrou por meio de fotos a situação das carteiras da Escola Municipal Dep. Joaldo Barbosa,  o professor Adilson mostrou preocupação quanto a baixa relação de professor/aluno no município alem de outros problemas que a categoria enfrenta. O promotor deu um prazo de 15 dias para que a secretária de educação apresente projetos de melhorias das escolas e resoluções dos problemas apresentados pelo sindicato.
Com informações do blog InfoBoquim