Seminário traz referências do urbanismo para debater o ‘Direito à Cidade’

49

Na próxima quarta-feira, dia 29, a partir das 18h30, a deputada estadual e engenheira CONVITE_Planejamtno_UrbanoMaria Del Carmem (PT/BA) e o professor e arquiteto César Henriques Matos e Silva (UFS) serão os palestrantes do Seminário realizado pelo mandato da deputada estadual Ana Lúcia Menezes (PT) sobre ‘O Cenário Atual da Política e dos Planejamentos Urbanos. Em Debate, o Direito à Cidade’. Os dois palestrantes trarão novas perspectivas para o debate sobre o planejamento urbano em Aracaju. O evento acontece no Auditório da Sociedade Semear e será aberto a estudantes, arquitetos, gestores públicos, vereadores e demais políticos, engenheiros, e a todo e qualquer cidadão interessado na temática.

A vasta experiência da deputada estadual Maria Del Carmem sobre planejamento urbano fez com que ela se tornasse uma referência sobre o assunto. No seu currículo de intervenção e construção de prédios públicos consta a construção do Estádio Manoel Barradas, na Bahia, e de diversos ginásios de esportes pelo interior, além de reformas e ampliações de estádios de futebol, drenagens, requalificações urbanas, canais, praças, contenção de encostas, casas e conjuntos habitacionais.

Maria também foi responsável pela reforma do Estádio Metropolitano de Pituaçú, obra que foi realizada em um período de 11 meses a um custo de 36 milhões de reais, tendo sido considerado o mais moderno do Brasil. Adequado às normas técnicas da FIFA, o Metropolitano de Pituaçú é o único em todo país que não precisará realizar nenhuma adequação para a Copa 2014.

cab_seminario_planjamento

Sua equipe de trabalho projetou, viabilizou e executou a obra da Via Expressa Baía de Todos os Santos. Um projeto de 380 milhões de reais, que idealizado por Maria, deixou de ser apenas um corredor para transporte de carga ao porto de Salvador, para se tornar a principal obra viária dos últimos 30 anos da capital baiana capaz de desafogar o tráfego, beneficiando não só a população local, mas os turistas que transitam pelas ruas de Salvador durante todo o ano.

Da mesma forma, a palestra do professor adjunto do Núcleo de Arquitetura e Urbanismo da UFS, César Henriques Matos, promete ser muito rica e produtiva. Seu mestrado em Urbanismo na Universität Kassel, Alemanha (1997), teve como tema ‘Proposta de renovação urbana da área portuária do bairro do Comércio em Salvador – BA’, enquanto seu doutorado defendido em 2009 pelo PPGAU/UFBA abordou o ‘Espaço público político e urbanidade: o caso do centro da cidade de Aracaju’.

Aliado ao rico currículo acadêmico, o professor também acumulou boa experiência junto ao Poder Público, tendo trabalhado para a Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia, entre 2008 e 2009, no Gerenciamento de contrato de fiscalização de empreendimentos habitacionais do programa estadual de habitação ‘Dias Melhores’.

César Henriques Matos prestou consultoria à Prefeitura Municipal de Aracaju no ano de 2002, quando trabalhou na elaboração de projeto urbanístico e arquitetônico em nível preliminar, para conjunto com 700 unidades habitacionais no bairro Santa Maria, em Aracaju.

A deputada Ana Lúcia destaca que este será o primeiro de uma série de seminários sobre planejamento urbano e o direito à cidade. “A discussão sobre planejamento urbano tem uma relevância muito atual, quando vários setores da sociedade já estão engajados no assunto, seja através das audiências do Plano Diretor nos bairros de Aracaju, ou através da discussão sobre mobilidade urbana. O Seminário que realizaremos na próxima quarta-feira vem para colaborar com este momento tão importante para o futuro de Aracaju”, observou.