Calçadão Popular debate criança e adolescente como prioridades da sociedade

68

Evento promovido pela deputada estadual Ana Lúcia (PT) leva ao Calçadão da João Pessoa música, dança, contação de histórias e promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes

Nesta sexta-feira, 27/4, a partir das 14 horas, o mandato da deputada estadual Ana Lúcia, do PT, realiza mais um Calçadão Popular. Com o tema “Crianças e Adolescentes: prioridades da sociedade”, a deputada pretende levar para o Calçadão da João Pessoa, no final com a rua Geru, diversas atividades artísticas e culturais para chamar a atenção da sociedade sergipana sobre o universo da infância e adolescência, com toda a sua beleza e significados, mas também com os problemas que afetam essa faixa etária da população bastante vulnerável.


Entre as atividades, haverá apresentação de adolescentes do grupo de Hip Hop “Jóias de Resistência”, da comunidade quilombola da Mussuca, em Laranjeiras, e também do grupo “Afro-Peti Timbaleiros da Barra”, do município da Barra dos Coqueiros. Haverá também apresentação de grupos de capoeira.


Permeando as apresentações de música e dança, um pouco do universo lúdico da infância e da adolescência será explorada pelo Grupo Hannah de Contadores de História. Nascido de um curso no Senac, em abril de 2003, o grupo, então sob o nome de Grupo Prosarte de Contadores de Histórias, surgiu preocupado com a arte de contar historias e com a tarefa de resgatar essa arte milenar.


Em maio de 2006, tornou-se Grupo Hannah, pelo significado do nome: Presente de Deus. Diversificado e interdisciplinar, congrega Pedagogos, Psicopedagogos, Arte Educadores, e pessoas que cantam, dançam e contam histórias como lazer, como recurso pedagógico, como um auxílio no desenvolvimento das diversas linguagens, dentre outros.


Espaço de debates


Para a deputada Ana Lúcia, além da atividade lúdica e pedagógica, o Calçadão Popular desta sexta-feira será também um espaço de debate com as pessoas que passarem pelo local sobre a prioridade na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.


“O ECA coloca a criança e o adolescente como prioridades absolutas, mas sabemos que essa é uma meta ainda a ser atingida, porque dia a dia vemos os direitos infanto-juvenis sendo esquecidos, seja na exploração deles como mão-de-obra barata, na exploração sexual, na violência de todas formas, seja na negação do simples direito de serem crianças e adolescentes”, aponta Ana Lúcia.


“Precisamos estar fazendo esse debate com a sociedade e exigir muito mais de todos nós para que todas as crianças e adolescentes possam gozar integralmente dos direitos fundamentais elencados tanto na Constituição Brasileira quanto no ECA”, completou a deputada.


Serviço:

O quê: Calçadão Popular do Mandato da Deputada Ana Lúcia

Tema: Criança e Adolescentes: prioridades da sociedade

Quando: Sexta-feira, dia 27 de abril

Onde: Calçadão da João Pessoa com rua Geru (próximo à Caixa Econômica)

A que horas: a partir das 14 horas

Informações: 3216-6625