Professores da Rede Municipal de Itabaiana ocupam a prefeitura

99
ocupacao

ocupacaoEm greve desde o dia 20, os professores da rede municipal de Itabaiana ocuparam o prédio da prefeitura no final da manhã desta quinta. O objetivo é serem recebidos pelo prefeito Luciano Bispo e abrir o canal de negociação para o reajuste do piso para todos os professores em alterações na carreira.

A situação ficou tensa quando os foram impedidos de entrar nos banheiros do prédio e o prefeito Luciano Bispo ameaçou chamar a polícia para tirar à força os professores do local.

Através da intermediação da deputada estadual Ana Lúcia, o prefeito irá receber representantes do SINTESE às 17h em Aracaju. Enquanto acontece a reunião os professores permanecerão ocupando o prédio.

Nos estudos feitos pelo sindicato se a administração municipal pagar o reajuste do piso a todos os professores sem alteração na carreira, o município gastará apenas 76,4% dos recursos do FUNDEB. Esse percentual é somente 1% acima do que foi proposto pelo prefeito Luciano Bispo. A desvatagem da proposta é que reduz ainda mais as porcentagens das gratificações que os educadores recebem hoje.

“Em 2009 e 2010 fizemos muitos sacrifícios, abrimos mão de várias vantagens que valorizavam a carreira do professor, não podemos aceitar essa política de achatamento da carreira que fere nossa dignidade profissional”, afirma Rita de Cássia Santos, coordenadora geral da Sub-Sede Agreste do SINTESE.