Nota Pública a favor da PEC do Trabalho Escravo

65

NOTA PÚBLICA DO MOVIMENTO NACIONAL DE DIREITOS HUMANOS DE SERGIPE SOBRE A PEC DO TRABALHO ESCRAVO E O POSICIONAMENTO DOS DEPUTADOS FEDERAIS

O Coletivo do Movimento Nacional de Direitos Humanos de Sergipe, vem por meio desta Nota solicitar àqueles que são contrários a toda a forma de opressão e exploração do homem sobre homem, e, enfim, a favor da liberdade, que manifestem-se apoiando a PEC do Trabalho Escravo, que prevê a punição a todas e todos os que fizerem uso de tal prerrogativa.

A votação foi adiada por duas vezes, por pressão do mesmo grupo que aprovou o Código Florestal. Esse momento só comprova o quanto longe estamos de manifestarmos qualquer iniciativa de comemoração alusiva ao dia 13 de maio vulgarmente e ironicamente conhecido como o dia da abolição da escravatura, uma vez que após 124 anos de assinada a lei que foi fruto da luta de homens e mulheres trabalhadoras e trabalhores pelas riquezas desse país, ainda testemunhamos através dos meios de comunicação diversos cenas criminosas de trabalho escravo. A PEC surge para contribuir para a erradicação dessa prática ainda resistida e mantida por muitos grupos da alta classe brasileira. Precisamos dar um basta nisso!

A próxima votação está marcada para o dia 22 DE MAIO DE 2012. Portanto, pedimos a sociedade em geral que cobrem dos deputados federais de seus Estados, usando todos os meios legítimos possíveis para que possamos contar com 2 atitudes importantes dos nossos deputados federais:

1 – que os deputados se façam presentes no dia da votação;

2 – que votem a favor da PEC Contra o Trabalho Escravo.

Não podemos aceitar justificativas de ausência em um momento tão significativo do pais. Dessa forma, diante do exposto, Excelentíssimos Deputados Federais de Sergipe André Moura (PSC), Márcio Macedo (PT), Rogério Carvalho (PT), que através do twitter já se manifestaram favoráveis a PEC, desde já firmamos o compromisso com a divulgação em nossas redes sociais dos vossos posicionamentos, principalmente após a votação do dia 22.

Excelentíssimo Deputado Federal de Sergipe Pastor Heleno Silva (PRB), informamos que acompanhamos seu voto favorável no 1º turno e que da mesma forma gostaríamos de saber se esse posicionamento se mantém no dia 22 de maio.

Excelentíssimos Deputados Federais de Sergipe Almeida Lima (PPS), Laércio Oliveira (PR), Mendonça Prado (DEM) e Valadares Filho (PSB), firmamos o mesmo compromisso, desde que manifestem-se publicamente, nos respondendo:

1 – se comparecerão à Câmara dos Deputados no dia da votação e 2 – se votarão favoráveis a PEC CONTRA O TRABALHO ESCRAVO.

Para os que puderem acompanhar assistam: TV Câmara, 22 de maio, às 19:30.

De Vossas Excelências acima referidas que ainda não se manifestaram, aguardamos um retorno oficial por qualquer dos meios a seguir, Email – mndhse@gmail.com; Facebook – Mndhnordeste twitter: @Lidia_anjos. SEDE DO MNDH-SE: Rua Santa Luzia, 180, Galeria Nobre, Sla 14 Centro. Desde já aguardamos contar com esse compromisso.

Lídia Anjos

Articuladora do Movimento Nacional de Direitos Humanos em Sergipe

(0xx79) 9951-9945

ASSINAM ESTA NOTA:

COLETIVO MNDH-SE:

INSTITUTO BRAÇOS

INTERVOZES

CENTRO DOM JOSÉ BRANDÃO DE CASTRO

ASSOCIAÇÃO DE ARTE E CULTURA AFRO DE EDUCAÇÃO ABAÔ

ASSOCIÇAÕ QUILOMBOLA DE BREJÃO DOS NEGROS

ASSOCIAÇÃO QUILOMBOLA DE RESINA

ADHONS

FEDERAÇÃO DE MULHRES DE SERGIPE

LAR INFANTIL CRISTO REDENTOR

ASSOCIAÇÃO VOZ DA ILHA – MUNICÍPIO DE BARRA DOS COQUEIROS

ASSOCIAÃO QUILOMBOLA DE LADEIRAS

ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO – MUNICÍPIO DE CANINDÉ

ASSOCIAÇÃO MALUNGO – MUNICÍPIO DE MONTE ALEGRE

PARCEIROS:

FÓRUM DCA-SE

CUT

SINTESE

ASSOCIAÇÃO RAINHA DA PAZ – MUNICÍPIO DE POÇO VERDE

AMAMB

INSTITUTO RECRIANDO

AMO

UNEGRO-SE

SINDSERJ

COMITÊ GESTOR DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS

CRESS

SINDICATO DOS BANCÁRIOS DE SERGIPE