Jejum pelo Resgate da Dignidade do Professor: Dia 03

A emoção também tomou conta dos participantes do jejum durante o revezamento dos grupos na ocupação da Seplag.

O terceiro grupo contou com a participação de: Célia Maria Santana da Silva, Maria Auxiliadora Oliveira Leite, Maria José Costa Santos, Jailde dos Passos Professor, Eron Queiroz Vieira, Ângela Maria de Melo (presidenta do SINTESE), Nazon Barbosa de Souza, Neilton Diniz Silva, Márcia Marize Gama Bispo Souza, Sandra Moraes Santps Bomfim, Carlos Sérgio Lobão Araújo.

“Estamos em luta por nosso direito, fazemos esse sacrifício em prol de uma conquista que é fruto luta de milhares de educadores do Brasil”, aponta Ângela.

Cultura na ocupação

O sábado contou com uma programação cultural. Durante a manhã os professores que ocupam a SEPLAG em apoio os companheiros participantes do jejum tiveram uma oficina com a temática do Teatro-Fórum (uma das vertentes do Teatro do Oprimido) com o professor Aldo Rezende.

À tarde aconteceu o ensaio da Quadrilha do SINTESE que faz parte junto com o “Palco na Luta” do projeto SINTESE Cultural. No início da noite os professores puderam alongar os músculos e fazer exercícios com a aula ministrada pela professora de Educação Física, Denise Teles.

Solidariedade de classe

Os delegados (membros de vários sindicatos) participantes do 12º Congresso Estadual da Central Única dos Trabalhadores de Sergipe fizeram uma marcha nas ruas próximas a SEPLAG em solidariedade aos acampados.

Eles estiveram dentro do prédio e fizeram diversas falas de apoio a luta dos professores. “Essa é uma luta justa e legal, se os professores vencem nossos filhos, sobrinhos e todos que estão na escola pública vencem”, Quitéria Silva dos Santos, do Sindicato das Empregadas Domésticas de Sergipe.

“O Estado continua sendo um balcão de negócios do capital e nós como sindicatos e organizações sociais precisamos lutar contra isso”, apontou Expedito Solaney, secretário nacional de Políticas Sociais da CUT Nacional.

Durante os dias em que acontece a ocupação da SEPLAG a deputada Ana Lúcia esteve presente apoiando os educadores.