Professora sergipana é finalista do 3º Concurso Aprender e Ensinar

221

A professora Itamara Leite Lopes, que trabalha nas Redes Públicas Municipal (Aracaju) e Estadual de Sergipe é finalista do 3º Concurso Aprender e Ensinar – Tecnologias Sociais, promovido pela Revista Forum e Fundação Banco do Brasil.

O evento ocorre nesta sexta e sábado na Capital Federal onde os docentes participarão de um Seminário sobre o tema do concurso.

Com o Projeto “Se ligue e recicle”, a professora Ita mara Lopes e os outros 64 finalistas apresentaram as tecnologias sociais desenvolvidas nas escolas onde lecionam com participação da comunidade.

O concurso que ocorre em sua 3ª edição, recebeu 4.698 inscrições de professores de todo o país. Dentre os finalistas, foram selecionados os seis professores que participarão do Fórum Social Mundial 2013 que acontece na Tunísia, em março. O professor Fernando Nunes de Vasconcelos, de Bela Cruz-CE, representará a região nordeste no evento.

O Projeto “Se ligue e recicle”, realizado nas Escolas “Olga Benário” e “Prof. José Antônio da Costa” possibilita um trabalho pela conscientização da comundade escolar sobre a importância da preservação do meio ambiente numa perspectiva de atuação e disseminação da importância de cada indivíduo neste processo.

Para a professora, “todo indivíduo tem a capacidade de desempanhar papéis importantes na melhoria do planeta”.

O trabalho desenvolvido por Itamara e desempnhado pelas comunidades escolares, é uma prova de que é possível realizar nas Escolas Públicas do país, atividades que estejam bem distantes dos “Pacotes de Adestramento” e das “Políticas de Controle e Monitoramento” cada vez mais frequentes nas Unidades de Ensino.

Atividades assim, promovem a atuação de estudantes, professores/as, funcionários/as, pais e mães, possibilitam mais do que conhecimento, tornam possível a mudança nos hábitos da comunidade, fazendo da transformação social, um sonho alcançável.