REGULAMENTO PARA SELEÇÃO E PREMIAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

88

O “I Fórum Sergipano de Práticas Pedagógicas: construindo caminhos para uma escola democrática e popular”, é uma ação promovida pelo SINTESE, destinada exclusivamente aos professores e professoras vinculados à rede pública que atuam em instituições de ensino no estado de Sergipe.

 

O Fórum tem como objetivo fomentar a discussão e a troca de experiências entre professores e professoras das escolas públicas que vem pesquisando e desenvolvendo diferentes práticas pedagógicas, bem como dos demais educadores e educadoras, a partir de um espaço coletivo na perspectiva da construção de uma escola democrática e popular no estado de Sergipe.

 

A participação no “I Fórum Sergipano de Práticas Pedagógicas”, com inscrição de trabalhos pedagógicos implica no pleno conhecimento e aceitação deste regulamento. 



CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO


Para participar, é preciso ser professor (a) vinculado (a) à rede pública federal, estadual e municipal que atuam em instituições de ensino no estado de Sergipe.


Cada professor (a) poderá efetuar apenas uma inscrição.

 

Para concorrer ao prêmio, é preciso participar do Fórum inscrevendo uma prática pedagógica desenvolvida individual ou coletivamente em escolas públicas das redes municipal, estadual do estado de Sergipe, bem como ser filiado ao SINTESE.

 

A inscrição deverá ser feita do dia 08 de julho até 08 de agosto, preenchendo os formulários, disponíveis no endereço (www.sintese.org.br/forumdepraticas) . É preciso prestar todas as informações apontadas como obrigatórias no formulário de inscrição. [IL1]  O primeiro formulário trata das informações pessoais, o segundo formulário, sobre a atividade desenvolvida. O participante deve ainda anexar o trabalho desenvolvido, o qual deve estar de acordo com as seguintes normas:

  • Os trabalhos devem ser inscritos no formato de resumo (com no máximo 2 páginas) e deve conter um relato da prática pedagógica incluindo: objetivos, metodologia e resultados (alcançados ou esperados);
  • O resumo deve ser digitado em Word for Windows, fonte times New Roman, tamanho 12, cor preta, entrelinhas 1,5, texto justificado.

 

 

 

DA PREMIAÇÃO

(atualizado 05/08/2013)

 

O Conselho de Representantes de Entidades do SINTESE ( CERES) Órgão deliberativo do Sintese, composto pela direção, coordenação de sub-sedes e representantes de base de Aracaju, em reunião realizada no período de  02 a 04 de agosto, deliberou por alteração no íten premiação, notadamente na forma de seleção das práticas pedagógicas para a obtenção do prêmio.

Pela deliberação, não ocorrerá mais a seleção e análise  das três práticas  pela comissão de seleção e avaliação, uma vez que o caráter subjetivo dessa análise e seleção pudesse resultar em questionamentos futuros. Essa adoção,  de alguma forma, poderia desmerecer a totalidade dos trabalhos apresentados, que constituem um belo exemplo de resistência dos professores em um cenário de muitas dificuldades que passam as nossas escolas.

Como só é possível garantir três participações em eventos educacionais regionais ou nacionais, o CERES deliberou para que fosse feito um sorteio entre todas as práticas apresentadas no evento. Este sorteio será realizado ao final da mesa redonda no dia 31/08, com um mecanismo que garanta a sua transparência e lisura.

(fim da atualização)


 
DESENVOLVIMENTO DA PROPOSTA DE ATIVIDADES


 A proposta de atividades deve envolver, obrigatoriamente, estudantes da escola. Ela pode consistir em uma aula presencial, uma série de aulas, estudo de meio, ação dentro ou fora do espaço escolar, exibição de filmes e vídeos, projetos multi ou interdisciplinares, debates e palestras, dentre outras práticas, desenvolvida individual ou coletivamente.

COMITÊ DE AVALIAÇÃO E CRITÉRIOS


A Comissão de Seleção será formada pelos integrantes do Departamento de Educação e de Formação da Direção Executiva, Sub-sedes e por professores da base, filiados ao SINTESE, convidados a integrar a comissão.

 

Os critérios de avaliação das propostas de atividade serão:

I – Relevância para o processo de ensino-aprendizagem.

II- Originalidade (possibilidades inovadoras para qualificação e expansão do processo educativo).

III – Disseminação (supera os limites da sala de aula, isto é, tem consequências no âmbito familiar e em relação à comunidade).

IV- Abrangência (permite estabelecer relações entre os problemas locais e os problemas globais).

V- Contextualização (apresenta relações com os conteúdos didáticos e/ou temas transversais).

VI- Possibilidade de análise e tomada de decisões por parte dos estudantes.

VIIIncentivo à autonomia e criatividade do educando.

VIII- Resultados educacionais obtidos com a prática/projeto.

IX- Metodologia (consonância com os objetivos traçados/ promoção da interação entre os envolvidos na prática).

X- Formatação adequada de acordo com as normas do Fórum.

 


CONDIÇÕES DO PRÊMIO

O prêmio será concedido às três práticas desenvolvidas coletiva ou individualmente que obtiverem melhor pontuação. No caso da prática coletiva a premiação será destinada, no máximo, a dois professores(as), que devem ser escolhidos pelo grupo. A premiação é pessoal e intrasferível. Eventuais problemas de caso fortuito ou de força maior que impeçam qualquer um dos premiados de viajar serão avaliados pela comissão organizadora do Fórum, que, ao seu critério, poderá optar pela substituição da prática subsequente melhor pontuada.

 

Os diretores, coordenadores de sub-sedes, delegados sindicais, membros de comissão sindical e conselheiros de controle social, representantes do SINTESE estão impedidos de concorrer à premiação no caso de inscrição individual.


 O participante contemplando declara estar ciente de que o SINTESE oferecerá exclusivamente a passagem aérea, translado ao hotel, hospedagem, alimentação, não sendo responsável por despesas de alimentação, transporte no local para atividades não-relacionadas ao evento pedagógico escolhido, lembrancinhas, telefonemas, despesas de lan house, lavanderia, almoços, jantares, cafés da manhã, frigobar e quaisquer outros gastos incorridos pelo participante para uso e fruição da viagem, devendo estas despesas, se incorridas, serem custeadas integralmente pelo participante contemplado. 


Os (as) contemplados (as) isentam o SINTESE de qualquer responsabilidade por dano patrimonial e/ou moral oriundos de incidentes, acidentes, caso fortuito, força maior ou fato decorrente de uso indevido ou inadequado do prêmio.


AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM


Todos (as) os (as) participantes automaticamente autorizam, desde já e de pleno direito, de modo expresso e em caráter irrevogável e irretratável, o uso gratuito e livre de qualquer ônus ou encargo de seu nome, sua imagem e sua voz em meios digitais ou impressos, bem como em cartazes, filmes, jingles e/ou vinhetas, em qualquer tipo de mídia e/ou peças promocionais para a ampla promoção e divulgação da ação. A autorização descrita nesta cláusula não possui caráter de exclusividade e não significa, implica ou resulta em qualquer obrigação de divulgação nem de pagamento.


 

DISPOSIÇÕES GERAIS


 A divulgação das três práticas pedagógicas premiadas será feita no 31/08/13, após o encerramento da mesa redonda.


 Quaisquer dúvidas, divergências ou situações não previstas neste Regulamento serão decididas pela Coordenação Geral do Fórum.


 Não será permitido ao contemplado trocar o seu prêmio por qualquer outro, nem mesmo por dinheiro.

Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo e-mail forumdepraticas@sintese.org.br, pelo site do “I Fórum Sergipano de Práticas Pedagógicas” ou pelo telefone (79) 21049800