Fórum de Práticas Pedagógicas: o que são as rodas de conversa?

86
contagemdias TRECHOS

As “rodas de conversa” se constituem em uma metodologia contagemdias TRECHOSparticipativa, caracterizando-se como um espaço importante para discussão e construção de saberes e práticas.

No “I Fórum Sergipano de Práticas Pedagógicas”, o objetivo das rodas é difundir e discutir as práticas desenvolvidas por professores e professoras da rede pública de ensino de Sergipe, possibilitando a construção de saberes e experiências a partir da interação verbal, troca de ideias, discussão de questões relevantes sobre a prática pedagógica, ampliação dos referenciais teórico-metodológicos, identificação de problemas e reflexão sobre/para a superação desses problemas.

Nas “rodas de conversa” os professores e professoras apresentarão suas experiências pedagógicas e, posteriormente, será aberto um espaço para o diálogo com os demais participantes da roda. Haverá um mediador em cada roda para articular as conversas, que se darão de forma horizontal e alteritária.

“Uma escuta alteritária vê o outro como real coparticipante de uma interação, com empatia e respeitando sua maneira específica de ser, que é sempre um desafio para quem escuta. Essa atitude permite que nossa igualdade e nossa diferença deem um novo sentido ao nosso encontro”, fala o Professor Adail Sobral, colaborador do GEPEC/UNICAMP em um texto de apoio do seminário “Fala Outra Escola”.