Base Municipal realiza reunião de planejamento

64
Representantes das subsedes do Agreste e do Sertão

Durante toda a manhã desta quinta-feira, 22, professores membros da baseRepresentantes das subsedes do Agreste e do Sertão municipal do SINTESE estiveram reunidos, no Encontro de Planejamento, para debater ações para os próximos meses.  Desta reunião participaram delegados sindicais e representantes das subsedes regionais  do Agreste e do Sertão.

Estiveram presentes professores de Gararu, Porto da Folha, Nossa Senhora de Lourdes, Areia Branca, Moita Bonita, Pedra Mole, Itabaiana, Carira, Canindé do São Francisco, Feira Nova, Monte Alegre e Nossa Senhora das Dores. Durante o encontro forma discutidas as metodologias das ações das subsedes e as atividades prioritárias para garantir o andamento conjunto e o diálogo entre as regiões  do estado.

Perfil das escolas

Foram entregues aos delegados sindicais de cada município questionários que deverão ser preenchidos por professores, coordenadores e diretores das escolas de suas localidades. Os questionários servirão para avaliar o perfil das escolas. Nele terão perguntas sobre: a área de atuação da instituição, número de alunos, quadro de pessoal, projeto político e pedagógico da escola, gestão escolar, estrutura física, condições de higiene, espaço físico para atividades pedagógicas, desportivas e culturais, alimentação escolar, material didático, material de expediente permanente, recursos e saúde do educador.

Os dados dos questionários serão tabulados e levados ao conselho municipal de educação e aos demais órgãos competentes para que estes possam tomar conhecimento sobre a situação das escolas de seus municípios e, caso seja necessário, fazer as devidas intervenções.

Previdência

Os professores aproveitaram o espaço para novamente reafirmar seu posicionamento contrário à municipalização da previdência. Os educadores vêm diversos problemas e fragilidades neste regime, que vão desde sua insustentabilidade, devido aos altos custos para o município, até a falta de fiscalização.

Continuidade do planejamento

Nesta sexta-feira, 23, será a vez das subsedes Sul e Centro Sul participarem do encontro. Já no sábado, 24, os delegados sindicais e representantes das subsedes  Grande Aracaju, Vale do Cotinguiba, Baixo São Francisco I e Baixo São Francisco II também darão suas contribuições para fechar o Encontro de Planejamento da base municipal.