Boquim: Prefeito manda retirar faixas que cobravam pagamento de reajuste do piso

178

Os professores da rede municipal de Boquim foram surpreendidos na última segunda-feira, 06, ao serem avisados por moradores, que funcionários da prefeitura retiraram todas as faixas afixadas em vários pontos da cidade cobrando do prefeito o pagamento do reajuste do piso de 2013.

Ao procurar saber por que as faixas estavam sendo retiradas, foram informados pelo responsável pelas autorizações, conhecido como Zé Walter, que a ordem partiu do prefeito Jean Carlos Nascimento.

Segundo José de Jesus Santos, vice-coordenador geral da sub-sede Centro Sul do SINTESE e professor de Boquim, todos os trâmites burocráticos foram seguidos e o sindicato tinha autorização da prefeitura para afixar as faixas. “Pelo visto o prefeito não gostou que falamos para o povo de Boquim que ele não cumpre a lei do piso”, aponta.

A retirada começou no dia 31 de dezembro. Logo ao saber do fato, o professor José de Jesus dos Santos entrou em contato com o prefeito e ele respondeu que iria averiguar o ocorrido.

Os professores foram a RCB – FM para avisar aos professores e a sociedade sobre o fato lamentável. No mesmo instante um dos assessores do prefeito interviu tentando remediar o ocorrido informando que era uma medida tomada em conjunto num planejamento.

A “explicação” não convenceu os professores e ficou claro que a administração quer cercear o direito a liberdade de expressão dos professores. “Estamos com o documento da prefeitura autorizando a colocação das faixas, só porque dissemos a verdade ao povo de Boquim, o prefeito utiliza-se de subterfúgios para censurar nossas reivindicações” desabafa José dos Santos.