Dirigentes e professores filiados ao Sintese participam do 32º Congresso da CNTE

204

Professor Joel Almeida assume a Secretaria de Imprensa e Divulgação da entidade nacional dos trabalhadores em Educação.

No domingo, 19, encerrou o 32º Congresso da CNTE . Um congresso importantíssmo cujo debate girou sobre os desafios para a construção de uma escolar pública de qualidade em todos os seus aspectos. De Sergipe, participaram 49 delegados da capital e do interiore um convidado. Como integrantes de uma corrente sindical nacional denominada Articulação de Esquerda, o grupo escreveu uma tese para o congresso, que após longo debate passou por uma fusão com a inscrita pela Militância Socialista, outra corrente nacional do movimento sindical.

A resolução foi extremamente elogiada por todos os segmentos, colaborada por defesas consistentes dos temas em foco feitas pelos integrantes da Articulação de Esquerda.. Coube ao professor Joel Almeida fazer a defesa em Plenário da Conjuntura Nacional e do Balanço Politico da Cnte, à professora Ivonete Cruz coube a análise da Política Educacional Brasileira, ao professor Roberto Silva coube a defesa da tese nos trabalhos em grupo e ao Professor Raul Pietricovsky, do Distrito Federal, coube a análise da Política Sindical no Brasil.

Durante o Congresso a deputada estadual Ana Lúcia, de Sergipe, foi homenageada pela sua contribuição à educação brasileira como ex-dirigente da CNTE e parlamentar. Houve também a entrega de um belo presente ao Sintese, uma tela pintada por artistas de rua Haitianos em contrapartida a uma ajuda humanitária feita por diversos sindicatos brasileiros, incluindo o SINTESE.

Ao final do Congresso, foi reeleito para presidente da CNTE, o professor Roberto Leao, de São Paulo, e como vice, o professor Milton Canuto de Alagoas. A Corrente Articulação de Esquerda estará representada na direção da CNTE com dois representantes: o professor Joel Almeida, agora como Secretário de Imprensa e Divulgação da CNTE e a professora Cândida Rosseto, do Rio Grande do Sul assumiu uma das secretarias executivas da entidade.