Prefeituras de mais três municípios negociam pagamento de reajuste do piso

37
manchete PISO MUNICIPIOS 2015

Após luta dos professores das redes municipais, as manchete PISO MUNICIPIOS 2015prefeituras de Tobias Barreto, Indiaroba e Itabaianinha negociaram o reajuste do piso salarial de 2015. Para este ano o Piso Salarial Nacional para os Profissionais do Magistério foi reajustado em 13,01%. Com o reajuste o valor do piso passa de R$1.697 para R$1.917,78.

Aos professores de Tobias Barreto foi assegurado o recebimento do reajuste ainda no mês de fevereiro. O retroativo, referente a janeiro, será pago em março. Em Itabaianinha o projeto de lei, que garante o reajuste do piso aos professores do município, será votado na Câmara de vereadores agora em fevereiro. No município de Indiaroba o projeto de lei será votado pelos vereadores na próxima terça-feira, dia 24, a expectativa é que o pagamento do piso saia dentro de fevereiro, com retroativo de janeiro.

Vale lembrar que ao pagar o reajuste do piso aos professores as prefeituras e os prefeitos fazem sua obrigação. Pagar o piso não é um ato benevolente, mas sim uma Lei. A Lei Federal 11.738/2008, que garante o pagamento do piso salarial aos professores da rede pública de todo o Brasil, é clara ao estabelecer que os professores devem receber o pagamento do reajuste do piso anualmente sempre no mês de janeiro.  

“Fechamos esta semana com importantes vitórias para o magistério municipal de Sergipe. Esperamos que mais prefeituras cumpram o que estabelece a Lei 11.738, negociem e paguem o mais breve possível o piso salarial aos seus professores. Valorização profissional é um dos pontos fundamentais para assegura qualidade na educação”, coloca a diretora das Bases Municipais do SINTESE, Sandra Moraes.