‘Educação, Trabalho, Democracia. Direito não se reduz, se amplia’ é o tema do 13º CECUT

89

O cenário político do Brasil – após um semestre de ofensiva fascista, retrocesso e ataques à classe trabalhadora e à juventude empobrecida, com destaque às manobras espúrias de um Congresso Nacional com a formação mais conservadora desde o Golpe de 1964 – dá pistas do desafio histórico desta 13ª edição do Congresso Estadual da Central Única dos Trabalhadores (CECUT), com o tema ‘Educação, Trabalho, Democracia. Direito não se reduz, se amplia’. A atividade política reunirá 220 lideranças sindicais do Estado de Sergipe no auditório da Sociedade Semear, de 31 de julho a 2 de agosto.

A análise de conjuntura é a base para a construção de qualquer ação futura. Para a consolidação da democracia no Brasil são necessárias as reformas estruturais que são pautas de luta do movimento sindical e social: Democratização do Judiciário, a Democratização dos Meios de Comunicação, Reforma Tributária, Reforma Urbana e Reforma Agrária, fortalecimento e aprimoramento do Sistema Único de Saúde, mais investimento na educação pública de qualidade social para as filhas e filhos dos trabalhadores do campo e da cidade. São conquistas que vão na contramão da onda conservadora que assola o País. Por isso que a discussão da redução da idade penal, a redução da idade trabalhista, os ataques do Governo Estadual aos servidores públicos, a criminalização do movimento social e as consequências do Ajuste Fiscal para os trabalhadores são temas cruciais nesta edição do CECUT.

‘Terceirização: Precarização e suas consequências para os trabalhadores’ é o tema da palestra de abertura, ministrada pelo advogado Henry Clay, às 19h da sexta-feira. O sábado será marcado pelas atividades de Análise de Conjuntura Nacional e Internacional, balanço dos três anos de mandato da diretoria da CUT/SE e encaminhamento de propostas para a construção de um Plano de Luta. Domingo, o último dia do CECUT, é o momento da inscrição de chapas, apresentação de programas, eleição e posse da nova diretoria da CUT/SE, com mandato para os próximos quatro anos.

13º CECUT/SE

PROGRAMAÇÃO

DIA 31/07/2015 – SEXTA

19h – Inicio do Credenciamento dos delegados

19h – Solenidade de Abertura

Palestra: A terceirização / precarização e suas consequências para os trabalhadores.

Palestrante: Henri Clay Andrade – Advogado, exerceu o cargo de presidente da OAB/SE por dois mandatos, coordenador do Núcleo de Pós-graduação, presidente da Escola Superior de Advocacia (ESA).

20h Encerramento do credenciamento do 1º dia

22h – Coquetel.

__________________________

DIA 01/08/2015 – SÁBADO

08h –Inicio do credenciamento

08h30 – Eleição da Mesa Diretora do Congresso e Leitura e aprovação do Regimento Interno

09h – Conjuntura Nacional e Internacional e Balanço da CUT

Apresentação de textos

Debate

12h30 – Almoço/Encerramento do Credenciamento

12h às 14h – Credenciamento dos Suplentes.

13h30 – Conjuntura Estadual e Balanço da CUT/Sergipe

15h – Estratégia política e plano de ação da CUT Apresentação de texto e emendas

Debate

16h30 – Política organizativa e plano de ação da CUT/Sergipe

Apresentação de texto e emendas

Debate

Defesa e votação das propostas e emendas

(encerramento dos trabalhos do dia com previsão às 18h)

__________________________

DIA 02/08/2015 – DOMINGO

09h – Inscrição de chapas para eleição da Direção Estadual da CUT-SE

Apresentação e defesa de chapas

10h30 – Eleição da Direção Executiva Estadual e do Conselho Fiscal da CUT-SE

11h30 – Posse da direção e do Conselho Fiscal e solenidade de encerramento do 13º CECUT/Sergipe.

12h30 – Almoço e confraternização