Direção do SINTESE terá audiência com governador em exercício

45

Nesta segunda, dia 10, às 11h no Palácio de Despachos a comissão de negociação da rede estadual do SINTESE será recebida em audiência pelo governador em exercício, Belivaldo Chagas.

Os temas da audiência serão: a pauta de reivindicação da categoria, o parcelamento dos salários dos aposentados, e a devolução dos sete dias de trabalho descontados no mês de maio.

A pauta de reivindicação dos professores da rede estadual envolve além do reajuste do piso salarial do magistério em 2015 (de 13,01%), implantação da gestão democrática, alimentação e transporte escolar de qualidade, não entrega das escolas de ensino fundamental aos prefeitos, reforma das unidades de ensino, garantia do pagamento da interiorização, combate a violência nas escolas, formação continuada, entre outros.

“A rede estadual vive problemas sérios não somente no tocante a violência dentro das escolas, mas também de ordem pedagógica e na estrutura física dos estabelecimentos de ensino. Isso sem contar com a desvalorização dos professores que além de terem parte dos seus salários cortados no mês de maio não tiverem até agora o reajuste do piso salarial, que é regido por lei federal, e devia estar sendo pago desde o mês de janeiro”, aponta Roberto Silva dos Santos, diretor do departamento de Assuntos da Base Estadual do SINTESE.

Paralisação

Os professores (que estarão com as atividades paralisadas), estudantes e servidores públicos estaduais farão no dia 11 de agosto a “Caminhada da Indignação” reivindicando a valorização do serviço público estadual. A concentração será a partir das 8h na Praça Camerino.