Vem aí XV Congresso Estadual dos Trabalhadores em Educação

53
FALTAMDIAS1

O SINTESE realiza de 30 de setembro a 03 de outubro no Iate Clube de Aracaju o XV Congresso Estadual dos FALTAMDIAS1Trabalhadores em Educação. O tema a ser debatido este ano é “Avaliação da Educação para além do PNE: Há saídas para qualidade do ensino fora dos índices”.

Os professores vão poder debater a partir das seguintes mesas temáticas: “Análise de Conjuntura Internacional, Nacional e Educacional”, “Avaliação da Educação para além do PNE: Há saídas para qualidade do ensino fora dos índices”, “PNE, PEE e PME x Financiamento da Educação e a regulamentação do CAQi”.

DIA 30/9DIA 30/9
DIA 01/10DIA 01/10
DIA 02/10 

O congresso é a instância máxima de debates e deliberações dos professores, por isso os delegados serão divididos em grupos (a partir dos pontos apontados na tese inscrita para o congresso) que vão discutir e apresentar emendas. Esse momento de construção da luta sindical nos próximos dois anos será realizado no prédio da Universidade Tiradentes localizado no centro comercial de Aracaju e serão votadas na manhã do último dia de congresso.

 “É neste momento que os professores eleitos delegados avaliam a situação política, econômica e social nacional, internacional, mas também são avaliadas as lutas já travadas pelo sindicato e de organizarmos as ações para o próximo biênio”, explica a presidenta do SINTESE, Ângela Maria de Melo.

Apresentações culturais e exposições educacionais

Os congressos e conferências realizados pelo SINTESE também são momentos dedicados divulgação da produção cultural das escolas públicas, por isso antes de cada mesa de debates acontecerão apresentações culturais.

Outro momento de destaque serão as exposições educacionais sobre as vidas e obras de Manoel Bomfim e Abdias Nascimento, os dois trabalhos foram realizados pelo Mandato Democrático e Popular da Deputada Estadual Ana Lúcia e disponibilizados para exibição durante todos os dias do XV Congresso. O mandato também oportuniza os educadores a agendarem exposições nas escolas. “Manoel Bomfim e Abdias Nascimento foram pessoas importantíssimas para o Brasil e não são reconhecidos como deveriam, por isso quando o mandato de Ana Lúcia realizou essas duas exposições não poderíamos nos furtar de trazê-las aos professores”, aponta Bernadete Pinheiro, diretora do Departamento Desportivo Sócio-Cultural do SINTESE.

Inscrições para observadores até o dia 19

Quem não foi eleito delegado, mas quer participar do XV Congresso pode fazer a inscrição como observador. As inscrições podem ser feitas via internet no link http://curso.sintese.org.br/curso/xvcongresso/

Os observadores(as) participam dos trabalhos dos grupos temáticos de debate da Tese Guia e das plenárias deliberativas sem direito a voto. Tendo em vista que os Observadores (as) não possuem direito a voto, os mesmos serão identificados(as) com crachás  em cores distintas da dos(as) Delegados(as).

O SINTESE não assumirá nenhuma despesa de transporte, alimentação ou hospedagem dos (as) Observadores (as).

Quanto custa participar do XV Congresso?

A taxa de inscrição para OBSERVADORES(AS) é fixa E CUSTA R$ 35, e pode ser paga na Caixa Econômica Federal, Casas Lotéricas, Banco do Brasil e nas agências e pontos Banese através de depósito identificado em uma das contas abaixo.

1 – Agências do BANESE e Pontos BANESE, efetuando o DEPÓSITO IDENTIFICADO COM SEU CPF em nome do SINTESE

Conta Corrente: nº 100384-7 | Agência:048 | Tipo: 03

2 – Casas Lotéricas ou em agências da Caixa Econômica Federal, efetuando o DEPÓSITO IDENTIFICADO COM SEU CPF em nome do SINTESE

Conta Corrente: nº 012-0 | Agência:059 | Tipo: 03

3 – No Banco do Brasil, efetuando o DEPÓSITO IDENTIFICADO COM SEU CPF em nome do SINTESE

Conta Corrente: nº 095.248-6 | Agência:0017-5 | Tipo: 03

Após isso e envie cópia do recibo para o email: congresso@sintese.org.br