SINTESE adere a Outubro Rosa

64
outubrorosasintese 2

Na luta pelo combate e prevenção ao câncer de mama outubrorosasintese 2o SINTESE, por mais um ano, adere à campanha Outubro Rosa, a ideia é alertar todas as mulheres que fazem parte da família Sintesiana (professoras, funcionárias do sindicato, diretoras, coordenadoras e outras militantes) sobre os cuidados e a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama para ampliar as chances de cura da doença.

 

MOSTRE SEU APOIO NAS REDES SOCIAIS, MUDE SUA FOTO NO PERFIL – http://twibbon.com/Support/outubrorosaprofessoras

“Nossa categoria é majoritariamente formada por mulheres, a direção do sindicato também e no SINTESE trabalham mais mulheres do que homens, daí a nossa preocupação de estarmos sempre envolvidas em campanhas que assegurem os direitos das mulheres a saúde, a educação, a moradia, que combatam a violência doméstica, entre outras. O Outubro Rosa é uma importante ação que coloca em pauta o corpo e a saúde da mulher”, declara a presidente do SINTESE, professora Ângela Maria de Melo.

Campanha do SINTESE

Este ano a campanha do SINTESE em apoio ao Outubro Rosa retoma a campanha de 2011, lançada na X Conferência Estadual de Educação. Professoras, ligadas ao SINTESE, de forma voluntária fizeram fotos fazendo menção ao autoexame da mama, um mecanismo essencial para que a mulher conheça seu corpo, em especial sua mama, e possa perceber qualquer alteração.

“O câncer de mana é o câncer mais comum entre mulheres, esta triste realidade pode ser combatida através olhar para o corpo, do tocar no corpo, afinal o autoexame da mama feito de forma periódica pode diagnosticar o tumor precocemente salvar a vida de uma mulher. Por isso, fizemos esta campanha incentivando que as mulheres se toquem, conheçam seu corpo e se previnam contra o câncer de mama”, conta a professora Ângela Maria.

Outubro Rosa

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da sociedade na iniciativa.

O movimento teve início nos Estados Unidos, onde vários estados mantinham ações isoladas referentes ao câncer de mama em outubro. Com a aprovação do Congresso americano, o mês passou a assinalar as iniciativas adotadas para o combate à doença.

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o símbolo da campanha foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. O laço rosa foi distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990, e desde então promovida anualmente na cidade.

MOSTRE SEU APOIO NAS REDES SOCIAIS, MUDE SUA FOTO NO PERFIL

outubrorosasintese 1