Dia do professor: de onde surgiu a comemoração?

48

Dia dos professores: uma homenagem para aqueles que trabalham em nome da educação

Dia dos professores: uma homenagem para aqueles que trabalham em nome da educação

14/10/2015

 

É inegável a importância do professor para a construção de uma sociedade mais correta. Ele é a figura mais importante no processo educacional, uma vez que é responsável pela formação de cidadãos, ensinando-os desde cedo sobre as diversas áreas do conhecimento humano, sobre a vida e a sociedade, dando suporte intelectual e ético aos alunos.

No ano de 1963, o dia 15 de outubro foi declarado feriado escolar em homenagem aos professores, por decreto aprovado pelo então presidente João Goulart ministro da Educação da época, Paulo de Tarso. No entanto, você sabia que existem duas versões associadas ao dia do professor?

A primeira história está ligada à época de D. Pedro I, que, em 15 de outubro de 1827, estipulou que em toda vila, cidade e lugares mais populosos do Brasil criassem as primeiras escolas primárias do país, conhecidas na época como escolas de primeiras letras. De acordo com essa história, o dia do professor seria uma homenagem a este marco da educação no país.

Já a segunda versão da história relaciona-se com o período colonial e atribui ao educador Salomão Becker a responsabilidade da data ter se tornado fixa no calendário escolar. O professor, natural de Piracicaba, que dava aulas no Ginásio Caetano de Campos, o “Caetaninho”, em São Paulo, se reuniu com outros colegas para discutir como seria o próximo semestre letivo, que ia de 1° de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias nesse período.

Os professores tiveram a ideia de criar um dia de parada para o descanso e também para organizar as atividades do restante do ano. As histórias dizem que o professor Salomão Becker sugeriu que o encontro acontecesse no dia 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos tinham o costume de organizar uma confraternização.

Independentemente de qual seja a versão verdadeira das histórias, o que importa é que dia 15 de outubro é oficialmente o dia dos professores, data que homenageia as adversidades, desafios e alegrias encontradas pelos professores em seu dia a dia, ajudando a resgatar o valor individual de cada um deles e a força coletiva de nossos professores. Feliz dia, professor!