Governo do Estado reafirma que os 7 dias descontados serão pagos na folha de dezembro

42

O vice-governador Belivaldo Chagas reafirmou ao SINTESE em audiência no final da tarde desta quinta-feira, 17, que os sete dias cortados do ponto dos professores serão devolvidos na folha de pagamento do mês de dezembro. O governo já tinha anunciado que o magistério da rede estadual receberá os salários do mês de dezembro dentro do mês.  

 “A devolução dos sete dias é uma vitória da resistência dos professores, se o governo cumprir com palavra é o reconhecimento de que cometeu um equívoco, pois reafirmamos que os educadores sempre farão a reposição das aulas para que o direito dos estudantes aos 200 dias letivos seja respeitado”, aponta a presidenta do SINTESE, Ângela Maria de Melo.

Também foi confirmado que o décimo terceiro será pago, para os professores da ativa, amanhã, 18.

Ainda há dívidas

Mesmo com o anúncio do pagamento dos sete dias descontados, do décimo terceiro até o dia 2 e o pagamento dentro do mês, o governo de Sergipe ainda tem muitas dívidas com o magistério. É preciso que sejam garantidas as revisões salariais do piso dos anos de 2012 e 2015.

Há recursos, pois os relatórios fiscais publicados no site da Secretaria da Fazenda e apresentados ao Tribunal de Contas apontam um montante acumulado entre 2014 até outubro deste ano da ordem de R$159 milhões. 

Aposentados

Na audiência o sindicato também questionou sobre o pagamento dos aposentados. “A situação dos aposentados é sofrida. Já recebemos com atraso e agora o Estado diz que não pagará nosso décimo terceiro até o dia 20. Em 2015 o natal dos aposentados não terá nada”, aponta Ubaldina Fonseca Santana Moreira, professora aposentada e membro da direção executiva do SINTESE.

Indignados, os aposentados realizam na próxima terça-feira, dia 22, a partir das 8h em frente ao Palácio de Despachos, ato público.

O sindicato aguarda a decisão do desembargador Cesário Siqueira sobre a ação judicial impetrada SINTESE para garantir o pagamento do mês de dezembro dos aposentados até o dia 30 e do magistrado de Aracaju sobre a ação relativa ao recebimento do décimo terceiro.