Japaratuba garante reajuste do piso de 2016

70
Foto: Secom/PMJ

Foto: Secom/PMJ

Nesta quarta-feira (20), o prefeito de Japaratuba, Hélio Sobral, se reuniu com representantes do SINTESE e da Câmara Municipal para discutir o reajuste salarial dos professores. O reajuste para o ano de 2016, anunciado pelo Governo Federal na quinta-feira, dia 14, é de 11,36%. Com isso, o vencimento inicial passa de R$ 1.917,78 para R$2.135,64.

Além de Japaratuba, Itabaiana e Simão Dias também oficializaram o pagamento do reajuste do piso de 2016 no pagamento deste mês.

Durante o encontro, o gestor anunciou que o município cumprirá a lei e pagará o novo piso a partir deste mês de janeiro. “É com muita alegria que, apesar da crise financeira, comunico aos professores que Japaratuba efetuará o pagamento do piso nacional, com o reajuste de 11,36%, no dia 30 deste mês. E, assim como nos anos anteriores, assumimos esse compromisso porque sabemos que a educação é fundamental. Sem educação não há futuro”, destaca Hélio Sobral.

“Japaratuba tem se empenhado para conceder o reajuste dos professores. Desde 2013, todos os anos, o município deposita o pagamento rigorosamente na conta dos profissionais. Além disso, todos os passivos trabalhistas das outras gestões já foram pagos. Entendemos que professor valorizado sente prazer em estar na sala de aula e isso é importantíssimo para proporcionar uma educação de qualidade”, enaltece o secretário municipal de Educação, Ronaldo dos Santos.

O coordenador da sub-sede do SINTESE no Vale do Cotinguiba, Jailson Correia, ressaltou que o município tem atuado de forma exemplar. “Não foi surpresa para os professores saber que Japaratuba cumpriria a lei do piso. Isto porque, desde que assumiu a gestão, o prefeito tem realizado o reajuste anual do salário e efetuado o pagamento em dia. Reconhecemos esse trabalho de valorização do professor que o município faz e temos Japaratuba como exemplo para o Estado”, afirma.

Para o presidente da Câmara de Vereadores e professor, Luciano Acciole, a atitude do prefeito demonstra respeito aos profissionais e atenção com educação municipal. “Pelo quarto ano consecutivo Japaratuba coloca a educação como prioridade e garante o piso dos professores. Nesses quatro anos de gestão, Hélio Sobral mantém uma relação respeitosa com a categoria. Há quatro anos não temos registro de manifestação ou qualquer insatisfação por parte dos professores. E, além do piso, a criação de uma Comissão de Titulação e recuperação da regência estão sendo discutidos pela administração. Estamos trabalhando em parceria com a prefeitura para oferecer uma educação cada dia melhor aos japaratubenses”, afirma.

Presenças

Também estiveram presentes na reunião, os secretários municipais Saulo Britto (Comunicação Social), Waltinho Hora (Saúde) e Antônio Carlos (Administração), a vereadora Sizi da Saúde, a coordenadora de Formação do Sintese, Emanuela Pereira, e a professora da rede de ensino municipal, Jocione Gonzaga.

Com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Japaratuba