Campanha pelo Veto Popular irá à Câmara Municipal nesta terça

85

Na manhã da terça-feira (16), às 9h, a Campanha pelo Veto Popular contra o aumento da tarifa realizará uma visita à Câmara Municipal dos Vereadores. O objetivo é reivindicar participação na Tribuna Livre da Câmara para tratar dos problemas do transporte público e do valor da tarifa, que não condiz com o serviço prestados pelas empresas de transporte.

A Campanha alcançou vitória pois conseguiu coletar mais de 20.000 assinaturas mas, para garantir a lisura do processo e para reafirmar a legitimidade do pleito, estenderá o tempo de validação e continuará colhendo assinaturas. Para um dos organizadores da campanha, Rawy Sena, a  validação é um processo bastante demorado uma vez que os dados do título de eleitor são exigidos para o Veto Popular e esse é um documento que as pessoas não levam consigo.

“Esse requisito é uma grave limitação legal, porque se por um lado a lei dispõe sobre um bom mecanismo de participação, por outro lado a burocracia inviabiliza a agilidade do Veto. Pretendemos colher muito mais que 20 mil assinaturas tanto para demonstrar e potencializar a força do Veto Popular quanto para manifestar a insatisfação da população de Aracaju quanto ao preço da tarifa”, afirma.   

A entrega das assinaturas já validadas é prevista pra o final de março. Durante esse período, a expectativa é que outros setores se somem à campanha, o que engrandecerá o debate sobre a qualidade do transporte público, sobre o Veto Popular e sobre a participação popular na democracia.