Não há justificativa para atraso no pagamento dos salários dos aposentados

90

Não bastando receber os salários só 11 dias do mês subsequente o governo Jackson Barreto apronta mais uma com os servidores públicos aposentados e aposentadas e pensionistas. Em uma mísera nota, o Sergipeprevidência informa que “em decorrência do fluxo de caixa do Tesouro Estadual” os proventos só estarão disponíveis neste sábado, dia 12.

O governador Jackson Barreto tem se mostrado incapaz de adotar medidas que resolvam a descapitalização do Sergipeprevidência e com isso pune professores e professoras, além dos demais servidores públicos aposentados e pensionistas atrasando ainda mais o pagamento. Durante toda a vida profissional esses servidores contribuíram para a previdência e agora são penalizados devido à má gestão do fundo previdenciário.

Não há justificativa para os atrasos, apesar do governo do Estado afirmar a constante queda no Fundo de Participação dos Estados – FPE, os dados disponibilizados pela Secretaria do Tesouro Nacional – STN dão conta que em fevereiro houve aumento no repasse do fundo para Sergipe e mesmo a redução que ocorreu nos primeiros 10 dias do mês de março não foi suficiente para deixar o saldo negativo.

A própria STN faz projeções de um aumento nos repasses na ordem de 12,5% em 2016. Se faz necessário que o governo Jackson Barreto adote medidas que capitalizem o fundo e não penalize ainda mais os aposentados e aposentadas.

O SINTESE já entrou com ação judicial para os aposentados e aposentadas receberem dentro do mês. O sindicato aguarda um posicionamento do Tribunal de Justiça.

E por isso mesmo o SINTESE convoca as professoras e professores aposentados a participarem da caminhada que acontece dia 16 de março. A concentração será a partir das 14h na Praça da Bandeira. O ponto final será no Tribunal de Justiça onde será cobrado do poder judiciário sergipano que julgue logo essa ação que é fundamental para as educadoras e educadores aposentados.