SEED quer usar Ensino Médio Inovador como subterfúgio para impor a MP 746

ensinomedioiunovador mec nov

A partir da resistência dos professores contra a imposição da MP 746 nas escolas de Ensino Médio em Sergipe, a Secretaria de Estado da Educação – SEED mudou a tática. Durante essa semana a SEED realiza em Aracaju, encontro com diretores/as, coordenadores/as e professoras/es das escolas da rede estadual que ofertam o Ensino Médio para convencê-los a implantar o programa Ensino Médio Inovador.

Para o SINTESE a ação da SEED é um subterfúgio para a imposição da Medida Provisória 746. É tanto que o site do Ministério da Educação é claro ao afirmar que o Ensino Médio Inovador está alinhado com a MP 746.

ensinomedioiunovador mec nov

“Temos feito o debate em diversas escolas estaduais sobre o quão nociva essa medida provisória é para os estudantes e professores do ensino médio da rede pública. Nesse encontro o secretário Jorge Carvalho está tentando convencer as escolas aderirem o Ensino Médio Inovador fechando o turno da tarde das escolas estaduais para depois apenas fazer adequação de currículo, ou seja, adequar o currículo das escolas a MP 746 e devolver os professores daquelas disciplinas que não serão mais obrigatórias. Isso é muito grave”, avalia o vice-presidente do SINTESE, Roberto Silva dos Santos.

SEED quer impor ensino médio integral de deixar milhares de estudantes sem opção

A proposta de Ensino Médio em Tempo Integral que o secretário Jorge Carvalho quer a todo custo implantar, vai prejudicar milhares de estudantes. Pois ao funcionar em tempo integral (manhã e tarde) vai deixar sem opção os estudantes tanto do turno da tarde (que trabalham, principalmente em programas de estágio) e os alunos do turno noturno.

BAIXE AQUI A ANÁLISE DO SINTESE SOBRE A MP 746

O secretário Jorge Carvalho quer impor o ensino de tempo integral sem levar em consideração a realidade das escolas, isso sem falar nas questões sociais de cada comunidade escolar.

SEED quer impor ensino médio integral e acabar com ensino fundamental. Onde serão lotados os professores das disciplinas não obrigatórias do Ensino Médio e os professores do ensino fundamental?

SEED desconsidera o Plano Estadual de Educação

Ao buscar convencer as escolas a implantar o Ensino Médio Inovador, a SEED desconsidera todo o Plano Estadual de Educação, que inclusive, o governo do Estado foi a Justiça para manter.

“Nenhuma estratégia do Plano Estadual de Educação sequer teve seu início estabelecido, consequentemente nenhuma meta foi alcançada. Depois de tanto debate, discussões e até decisões judiciais, a SEED simplesmente deixa de lado o Plano Estadual de Educação”, aponta Leila Moraes, diretora do Departamento de Base Estadual.;

Não há como melhorar a qualidade do Ensino Médio se as políticas previstas no Plano Estadual de Educação não forem implantadas.

Lutar e resistir

O SINTESE orienta aos professores para dialogarem com a comunidade escolar no sentido de NÃO aderirem ao Ensino Médio inovador, pois sua adesão significa a adesão a MP 746.

A direção do sindicato está à disposição das unidades de ensino para dialogar com a comunidade escolar. Para agendar é só ligar para o SINTESE no 2104-9800 no departamento de Base Estadual. O agendamento também pode ser feito na página do facebook do sindicato (Portal Sintese).

“A hora é agora ou resistimos coletivamente a essa ofensiva do Secretário Jorge Carvalho ou depois será tarde demais e centenas de professores não terão onde trabalhar e os estudantes das escolas públicas terão ainda mais prejuízos em sua formação”, aponta a presidenta do SINTESE, Ivonete Cruz.