Oficina de Batucada “SONS DA LUTA – NAÇÃO SINTESE” inicia sessões de prática musical

67
batucada 2017

Neste sábado (27/5) acontece mais uma etapa da  Oficina de batucada 2017Batucada “SONS DA LUTA – NAÇÃO SINTESE”. As aulas são ministradas pelo educador e percussionista Tom Toy, renomado artista sergipano.

Ainda há algumas vagas para a oficina que funciona aos sábados, no turno da tarde. “A batucada é mais um instrumento de luta, irreverente e permanente de ações políticas de uma organização social”, lembra o professor Professor Flávio Nascimento, Diretor do Departamento Intersindical do SINTESE.

O grupo foi apresentado a algumas noções de teoria musical e já começa a aprender na prática alguns exercícios de batucada. O objetivo do projeto é  potencializar a participação de seus filiados e filiadasutilizar através da  música como  instrumentos de luta e resistência.

 

As inscrições para os(as) filiados (as) ao Sindicato que tenham interesse de participar da oficina devem ser feitas através de  contato direto, pessoal, no Sindicato ou através o telefone, com  a Diretora do Departamento de Cultura do SINTESE, Professora Maria Bernadete R. Pinheiro, fone 99948-2485 e/ou com o Diretor do Departamento Intersindical do SINTESE, Professor Flávio Nascimento, fone 98813-7920.

                

Batucada

Símbolo de resistência, a Batucada é uma expressão da cultura e dos povos historicamente oprimidos no Brasil. Em Sergipe, a linguagem que os batuques transmitem é compreensível, é familiar para nós e faz parte também da nossa cultura.

A batucada além de proporcionar ritmos, ajuda a gerar concentração, unidade e força nos momentos de ações coletivas. “Tocar a batucada é uma forma direta de ação política, de expressar nossas lutas, ocupando o espaço público”, afirma Bernadete Pinheiro, Diretora do Departamento de Cultura do SINTESE.

 

  • Local da oficina: Centro Cultural do SINTESE “Professor José dos Santos”, situado na rua Duque de Caxias, nº 233, no Bairro São José, em Aracaju
  • O calendário da Oficina BATUCADA SONS DA LUTA” – Nação SINTESE é o seguinte:

 

MESES

DIA DE SÁBADO

HORÁRIO

 

MAIO/2017

06

 

14 às 16 h

13

20

27

14 às 17 h

 

JUNHO/2017

03

 

14 às 17 h

10

17

24

 

JULHO/2017

01

 

14 às 17 h

08

15