Os estudantes da Escola Estadual Josefa Marques no povoado Sítios Novos em Poço Redondo denunciam a péssima situação em que se encontra a unidade de ensino.
Falta alimentação escolar, material didático, livros didáticos e até papel para as atividades. A situação é tão precária que os estudantes levam produtos de limpeza e higiene para ajudar na manutenção da escola.
“A mais de 20 dias que a alimentação escolar digna não chega e isso afeta a aprendizagem. E a falta de transporte escolar também é grave, sem ônibus os estudantes estão sendo obrigados a caminhar quilômetros. Isso sem contar que eles mesmos estão fazendo a limpeza da escola por falta de funcionários”, aponta Hugo Hudsney, da coordenação da subsede Alto Sertão do SINTESE. O professor conferiu in loco a situação da unidade de ensino.
Não há executores de serviços básicos e nem vigilantes. A falta destes últimos deixa o estabelecimento de ensino vulnerável a ações criminosas.
A estrutura física também deixa a desejar, a fossa está estourada e consequentemente o mau cheiro toma conta de todo o ambiente escolar.
“O descaso com que a gestão de Jorge Carvalho na Secretaria de Estado da Educação e, consequemente o governo Jackson Barreto tem tratado esta e outras unidades de ensino de vários povoados no Sertão é inadmissível. Estudantes, professores e funcionários acabam sendo submetidos a condições desumanas”, disse Hugo.
O sindicato irá denunciar a situação da escola Josefa Marques ao Ministério Público (estadual e federal) e também ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).