A luta de 2008 também rendeu conquistas aos aposentados

Os ganhos desta campanha vão se refletir em 2009 e 2010. É a primeira vez na história do sindicato que os professores vão começar a uma campanha salarial (2009) com um percentual de reajuste garantido, situação semelhante em 2010. A campanha salarial de 2008 foi uma das mais vitoriosas para todos os trabalhadores da Educação, incluindo os aposentados. Eles estão vendo o resultado da sua luta, pois muitos professores que já deixaram as escolas, participaram dos atos promovidos pelo sindicato durante os meses de abril e maio.

Vale ressaltar que durante toda a negociação com o governo do Estado o SINTESE foi bastante claro em dizer que qualquer vantagem que fosse apresentada para aos professores que estão em atividade seria ampliada aos educadores aposentados e assim foi negociado. A conseqüência destas conquistas é um reajuste na remuneração bruta de 16%.

Conquistas

A exemplo dos trabalhadores da ativa os aposentados terão direto em 2008 a:

Revisão linear de 5%;

Ampliação da regência de classe e da gratificação por atividade pedagógica II de 50% para 60%;

Aumento de escalonamento classe a classe de 0,5% para 1%

Em 2009:

Ampliação da regência de classe e da gratificação por atividade pedagógica II de 60% para 70%;

Em 2010:

Ampliação da regência de classe e da gratificação por atividade pedagógica II de 70% para 80%;

Isso sem contar a que o SINTESE vai participar de um grupo de trabalho com as secretarias da Casa Civil, Fazenda, Educação e Administração para estudar a folha de pagamento. Sabemos que a folha possui muitas distorções e problemas. A luta agora é para corrigir estes problemas e comprovar que há possibilidade de aumentar o escalonamento de classe a classe.

Passivos trabalhistas

Outro ponto importante que foi negociado é que será formada uma comissão onde o SINTESE e representantes do governo estadual farão estudos e propostas de pagamento dos passivos trabalhistas (redutor salarial e ações judiciais contra o IPES Previdência).

IPES Previdência

Ao contrário do que os boatos afirmam a saída dos aposentados da folha da Educação trará benefícios para todos. Pois com isso sobram mais recursos para aumento de salário dos professores da ativa e como há paridade os aposentados também serão beneficiados.

É bom lembrar que quem se aposentou a partir de 2001 já recebem pelo IPES Previdência, todos os educadores aposentados pagaram a previdência é justo que ela pague essa conta.

Ninguém vai ficar sem receber salário, pois a legislação garante que o Estado assegure os recursos necessários para que o IPES Previdência pague corretamente todos os aposentados do serviço público estadual.