Professores realizam via sacra no ato Paixão do Magistério

Os educadores expuseram para a comunidade o calvário passado pelo magistério

Os professores da rede estadual realizaram uma via sacra pelas ruas do conjunto Leite Neto (próximo ao Palácio de Despachos) no final do ato Paixão do Magistério. Os educadores expuseram para a comunidade o calvário passado pelo magistério da rede estadual que está há dois anos sem reajuste do piso.

Como os atos públicos do SINTESE sempre estão ligados a questões da cultura e aproveitando a época da Quaresma, os educadores realizam uma via sacra e em cada uma das catorze estações apresentaram a luta do magistério, e seus percalços, na busca de uma educação pública de qualidade para todos. A deputada Ana Lúcia esteve com os professores durante todo o dia e os acompanhou durante todo o trajeto da via sacra.

Paixão do Magistério

Durante toda a tarde da última quarta-feira, 13, os educadores estiveram acampados em frente ao Palácio de Despachos expondo para a sociedade as cruzes que o magistério da rede estadual têm carregado.

A direção do SINTESE aguarda uma resposta do governo em relação a como será pago o reajuste do piso em 2013 e o retroativo de 2012. Na última audiência (ocorrida dia 28 de fevereiro), o sub-secretário de Relações com Movimentos Sociais e Sindicais, Francisco dos Santos garantiu que até o dia 15 de março o sindicato será chamado para uma nova audiência. “Estamos aguardando a resposta do governo para o pagamento do piso de R$1567 para início de carreira do nível médio estendido para as demais carreiras, como ratificou o Supremo Tribunal Federal. Até porque há outras pautas a serem discutidas e esperamos que não desprendamos muitas energias em discutir algo já estabelecido por lei”, aponta a presidenta do SINTESE, Ângela Maria de Melo.

Os educadores expuseram para a comunidade o calvário passado pelo magistério

A decisão do Supremo Tribunal Federal no final de fevereiro só referendou o que o SINTESE tem defendido desde a sanção da Lei do Piso em 2008. O piso deve ser pago como vencimento inicial e deve ser estendido para as demais carreiras do magistério e em 2013 o valor do piso é R$1567.

VEJA MAIS IMAGENS

{vsig}paixaodomagisterio_2013{/vsig}