Conferência Popular Estadual de Educação acontece dias 23 e 24

O evento é organizado pelos movimentos sindical e social e pretende discutir a educação pública e popular que queremos

Nos dias 23 e 24 de março no auditório anexo a Escola Municipal Presidente Vargas no bairro Siqueira Campos em Aracaju acontece a Conferência Popular Estadual de Educação. O evento estadual irá além de debater a educação pública e Popular que queremos irá eleger delegados que participarão da edição nacional que acontece entre os dias 26 e 28 de maio em Belo Horizonte.

A necessidade de uma Conferência Nacional Popular de Educação surgiu após a ação do governo federal de desconstruir o calendário da Conferência Nacional de Educação de 2018 e da desfiguração do Fórum Nacional de Educação.

Preocupadas com a defesa de uma educação pública de qualidade social para todos e todas. Diversas entidades se retiraram dos espaços oficiais e construíram um Fórum Nacional Popular de Educação que, por sua vez, convocou a Conferência Nacional Popular de Educação – CONAPE.

O objetivo da CONAPE é “como forma de organizar e manter a mobilização em torno da defesa do PNE, da necessidade de monitoramento das metas e da análise crítica das medidas que tem inviabilizado a efetivação do Plano, em especial, a aprovação da Emenda Constitucional 95/2016, que estabelece um teto de 20 anos aos gastos públicos federais, inviabilizando a consagração plena de todos os direitos sociais, especialmente a educação”, diz a convocatória.

Além disso, a conferência pretende debater as resistências da sociedade as medidas golpistas de desmonte da educação pública. Essas medidas tem sido reproduzidas nos Estados, a exemplo do governo Jackson em Sergipe.

No último dia 09, aconteceu a Pré-Conferência Estadual Popular de Educação que inseriu o debate da Educação Popular. Para as entidades que compõem o Fórum é importante que a Educação Popular seja contemplada na CONAPE e Sergipe buscar, em sua conferência estadual, dar a sua contribuição.