#tsunamidaeducação Mais de 30 mil tomam as ruas do centro de Aracaju

Era gente, gente, gente que parecia não acabar. Professoras, professores, estudantes, trabalhadores, trabalhadoras, do campo da cidade encheram as ruas do centro comercial de Aracaju que junto a outras 220 cidades no Brasil protestaram contra os cortes de verbas da Educação pública.

“O povo ganhou as ruas. Estavam lá estudantes, professores e trabalhadores e trabalhadoras em geral para dizer a Bolsonaro que ele não vai acabar com a aposentadoria e com a Educação Pública. Nós, professores e professoras, de todos os cantos do estado estávamos lá”, professora Ivonete Cruz, presidenta do SINTESE.

Durante o ato ela alertou os trabalhadores e trabalhadoras do comércio sobre os riscos da reforma da previdência. Pois o Projeto de Emenda Constitucional (PEC/06) apresentado por Bolsonaro na Câmara Federal ao ampliar a idade e o tempo de contribuição, dificulta o acesso a aposentadoria.

O corte afeta todos os níveis da Educação

A redução dos recursos não afeta somente os cursos da Universidade Federal de Sergipe, mas também o Hospital Universitário, o que acontecerá com a população sergipana sem o HU?

E o corte afeta não só as universidades e institutos federais, mas também a educação básica, pois a redução dos recursos aconteceu nos programais nacionais de transporte e alimentação escolar (Pnate e Pnae).

“Sou da balbúrdia e defendo a Educação Pública em todos os níveis de ensino”, dizia o cartaz da professora da rede estadual Dansilvia Carvalho.

Ontem foi só o começo. Dia 14 de junho vem a greve geral da classe trabalhadora.