SINTESE solicita que edital de remoção seja republicado

No edital lançado no dia 30 de janeiro não consta número de vagas existentes para os componentes curriculares, nem para quais diretorias, municípios e escolas.

O lançamento do edital para inscrição do “concurso de remoção dos professores de educação básica da rede pública estadual de Sergipe” no dia 30 de janeiro, fez com que diversos professores e professoras entrassem em contato com o SINTESE.

A partir do questionamento dos professores, a direção do sindicato analisou o documento e constatou que não há número de vagas para cada componente curricular, nem para qual diretoria regional, nem municípios e nem escolas que tenham necessidade de docentes. Só existem vagas para cadastro reserva e nem para estas há quantitativo e local.

O prazo de inscrição (dias 05 e 06 de fevereiro somente entre às 7h e 11h59) também gerou dúvidas, pois qual motivo de dias e horários tão restritos em um processo que seja feito online através do site da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura – Seduc.

A partir deste cenário o SINTESE enviou ofício ao secretário Josué Passos solicitando a republicação do edital e que nele constem quantas vagas existem para cada componente curricular, nas diretorias regionais e escolas e também a extensão do prazo de inscrição para que todos os integrantes do magistério que tenham interesse possam participar.

Transparência do processo

O edital de remoção tem sido uma reivindicação antiga do SINTESE com o objetivo de que o processo (previsto no Estatuto do Magistério) não seja contaminado pelo apadrinhamento político e, consequentemente, tenho mais transparência. Mas, a partir da publicação do edital pela Seduc deixou várias dúvidas e faz a direção executiva do sindicato chegar a algumas conclusões.

A exemplo do que tem feito nos concursos públicos, a Seduc não apresentou um diagnóstico do número de docentes por áreas de ensino e as reais necessidades de docentes dos municípios e, respectivamente, das escolas.

Sem dar publicidade a estes dados (se é que eles existem) é extremamente difícil ter um processo de remoção efetivamente transparente.

Em audiência ocorrida há quase um ano, o próprio secretário Josué Passos apresentou dados preliminares de que havia excesso de docentes em praticamente todas as diretorias regionais. A exceção era a DRE’6, mas desde então não apresentou dados definitivos, pois daquela época até hoje com certeza aconteceram diversas aposentadorias.

O SINTESE tem alertado há anos. É fundamental que a Seduc apresente um estudo sério sobre o número de professores e professoras que compõem a rede estadual, onde eles estão e quais as efetivas deficiências para que tanto o processo de remoção, quanto o de substituição sejam efetivamente transparentes, caso contrário, não há como suprir as carências de docentes que existem na rede.

A direção executiva do SINTESE compreende que o edital da forma em que foi publicado deixa os professoras e professoras da rede estadual não podem ficar à mercê da sorte para usufruir de um direito garantido no Estatuto do Magistério.